CuriosidadeCiências10 bons hábitos para parar de roncar

10 bons hábitos para parar de roncar

Img Mobile - 10 bons hábitos para parar de roncar
Img - 10 bons hábitos para parar de roncar




Um dos piores problemas para os casais é o ronco de um dos parceiros. Essa famosa sinfonia que aparece todas as noites pode até prejudicar um relacionamento, causando estresse e crises.

O que muitas pessoas não sabem é que o ronco pode ser amenizado com tratamentos e também com pequenas mudanças no estilo de vida. O tratamento do ronco é importante para evitar doenças como a apneia obstrutiva do sono, que interrompe a respiração por alguns segundos; a insônia e a depressão.

De acordo com a Sociedade Brasileira do Sono, o uso de um aparelho intraoral é uma técnica eficaz para tratar o ronco, reduzindo de 80% a 100% do problema. Esse tipo de tratamento deve ser realizado com um dentista especialista.

No cotidiano, alguns comportamentos podem aliviar o ronco noturno. Confira 10 bons hábitos que podem te ajudar a parar de roncar:

1 – O ronco pode ser um problema grave para a qualidade do sono, pois interrompe o sono e traz insônia e depressão, afetando a vida das pessoas. O primeiro comportamento que pode ajudar a parar o ronco é ter uma alimentação saudável, com muitas frutas, verduras, fibras, legumes, água, entre outros alimentos.

2 – Começar a praticar atividades físicas com regularidade também ajuda a combater o distúrbio.

3 – Manter o peso ideal também contribui para acabar com o ronco. Estudos indicam que a obesidade é um dos fatores responsáveis pelo problema. A indicação é perder 10% do peso corporal para reduzir o ronco.

4 – Reduzir o consumo de álcool ajuda a aliviar o ronco noturno. Consumir bebidas alcoólicas torna o sono mais pesado e faz com que as pessoas ronquem mais.

5 – Evitar o hábito do tabagismo também colabora para reduzir o ronco. O cigarro inflama as vias respiratórias superiores e aumenta o ronco noturno.

6 – Para reduzir o ronco, o mais recomendado é dormir de lado. Pessoas que dormem de barriga para cima roncam mais.

7 – Para aliviar o ronco também é recomendado fazer gargarejo com menta, misturando óleo essencial de menta e água.

8 – Beber uma pequena xícara de café antes de dormir ajuda a reduzir o ronco.

9 – Fazer uma limpeza nasal ajuda a eliminar o ronco. Nesta limpeza é importante remover todas as secreções nasais.

10 – Evitar alimentos pesados antes de ir para a cama também ajuda a aliviar o ronco. Não consuma alimentos com açúcar, gorduras e outros que possam causar refluxo.





Img - 10 bons hábitos para parar de roncar
+ Sobre essa Curiosidade: Sono Saúde
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Problemas do sono excessivo

    O sono em excesso pode ser considerado uma doença. O nome desse problema é narcolepsia, uma doença pouco conhecida e que apresenta um diagnóstico complicado...
    Leram 5117 Vezes

  • Barba protege a saúde?

    Os barbudos de plantão ficarão muito contentes ao lerem essa notícia: um estudo mostrou que a barba pode proteger a saúde. É fato que muitas mulheres não...
    Leram 23972 Vezes

  • Fumar ou comer ovo faz o mesmo mal à saúde?

    É difícil acreditar, mas pesquisadores da Universidade Ocidental do Canadá acreditam que comer ovo faz o mesmo mal à saúde que o vício do cigarro. Você acha...
    Leram 30150 Vezes

  • A falta de sono afeta o sistema imunológico?

    Pesquisadores holandeses e britânicos comprovaram que a falta de sono pode sim prejudicar o sistema imunológico. Segundo o estudo, a privação de sono pode n...
    Leram 15427 Vezes

  • O perigo do glúten para a saúde

    Muitas embalagens de alimentos estampam a frase “não contém glúten”. Mas o que será o glúten e como ele age no organismo humano? O glúten é uma proteína ...
    Leram 15174 Vezes

  • 5 dicas para ter uma boa noite de sono

    Dormir bem é fundamental para garantir a saúde do cérebro. As pessoas que dormem pouco, menos de 6 horas por noite, têm mais chances de apresentarem doenças...
    Leram 16819 Vezes