CuriosidadeMundo Bizarro10 mitos sobre primeiros socorros

10 mitos sobre primeiros socorros

Img Mobile - 10 mitos sobre primeiros socorros
Img - 10 mitos sobre primeiros socorros




Dizem que todas as pessoas têm um pouco de médico em si, mas nem sempre elas estão realmente preparadas para lidar com situações de emergência. Grande parte do conhecimento de primeiros socorros que temos não passa de uma série de mitos, crendices e informações sem respaldo da medicina.

Conheça os 10 principais mitos sobre primeiros socorros:

1. Urinar sobre queimadura de água-viva – Uma técnica irrelevante. No caso de queimadura de água viva, o mais apropriado é aplicar vinagre sobre o ferimento e procurar atendimento médico.

2. Chupar veneno de picada de cobra – Quem nunca ouviu falar que é importante chupar o veneno depois de uma picada de cobra? Saiba que os médicos garantem que essa técnica é inútil e pode atrasar o atendimento médico de urgência, que é necessário nestes casos. O procedimento também pode contaminar o ferimento e provocar danos aos nervos e vasos sanguíneos da vítima. Em caso de picada de cobra venenosa, o ideal é buscar atendimento especializado com a máxima urgência.

3. Whisky para dor de dente – Algumas pessoas acreditam que tomar uma dose de whisky ajuda a aliviar a dor de dente. Isso é um mito. Na verdade, o efeito analgésico está relacionado ao gelo e não ao álcool.

4. Passar pasta de dente sobre queimaduras – Este procedimento está muito errado e pode gerar complicações para queimaduras mais graves. Usar este tipo de produto sobre a queimadura pode resultar numa infecção. Procure um médico!

5. Colocar bife cru no olho roxo – Esta técnica também não é recomendada, pois a gordura do bife pode entrar no olho e causar uma inflamação ou contaminação. Aposte na boa e velha bolsa de gelo.

6. Água oxigenada em cortes e feridas – Muitas mães utilizavam água oxigenada nos ferimentos dos filhos, mas o produto não tem efeito contra os germes. O ideal é limpar os machucados com água e sabão.

7. Extrair ferrão de abelha – Os médicos não indicam que as pessoas tentem retirar o ferrão com os dedos, pois isso pode espalhar o veneno. É importante remover o ferrão com um acessório e procurar ajuda médica para evitar um choque anafilático.

8. Sangramento nasal – Não posicione a cabeça para trás para evitar ou conter sangramentos nasais. Essa atitude aumenta o risco da pessoa aspirar o sangue. Pressione o nariz com firmeza por cerca de 5 minutos para reduzir o fluxo de sangue.

9. Ataques Cardíacos – As pessoas acreditam que pacientes com ataque cardíaco devem ficar deitados, mas esta posição pode dificultar ainda mais a respiração. Ao atender uma pessoa com ataque cardíaco, coloque-a sentada, com os joelhos levemente flexionados e com a cabeça apoiada.

10. Fraqueza – Quando uma pessoa está se sentindo fraca não é indicado que ela coloque sua cabeça entre as pernas. O ideal é que ela se deite e levante as pernas para cima para aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro.





Img - 10 mitos sobre primeiros socorros
+ Sobre essa Curiosidade: Mitos Saúde
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Top 10 mitos sobre o cérebro

    O cérebro humano é uma máquina perfeita e que ainda guarda muitos mistérios. O sistema nervoso humano é responsável pelas funções vitais, pela inteligência ...
    Leram 33603 Vezes

  • Mitos sobre alimentação

    São os muitos os mitos a serem desvendados sobre a alimentação. Em primeiro lugar, precisamos saber que o principal inimigo da saúde não é o açúcar, muito m...
    Leram 30480 Vezes

  • Mitos e verdades sobre anestesia

    Existem muitos mitos e verdades sobre a anestesia que precisam ser esclarecidos para a população. É comum que os pacientes tenham medo de possíveis complica...
    Leram 9596 Vezes

  • Estudo indica os principais mitos das dietas

    Um estudo publicado em 14 de maio de 2015, pelo estudioso Tim Spector, tenta apresentar a verdadeira ciência que está escondida por trás do que nós comemos....
    Leram 6117 Vezes

  • Cor do xixi e do cocô X saúde

    A cor do xixi e do cocô tem uma relação direta com a saúde humana. As necessidades fisiológicas podem ser indicativos de que algo não vai bem no organismo e...
    Leram 29792 Vezes

  • Mitos Japoneses

    O Japão é um dos países mais ricos do mundo em relação à cultura e ao folclore. Esta nação milenar tem uma forte ligação com os mitos e as lendas, com a ins...
    Leram 6121 Vezes

  • O perigo do glúten para a saúde

    Muitas embalagens de alimentos estampam a frase “não contém glúten”. Mas o que será o glúten e como ele age no organismo humano? O glúten é uma proteína ...
    Leram 14590 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A história do jeitinho Brasileiro
  • Mau humor: Certamente não é fome!
  • O NIST-7 - O Relógio Mais Preciso do Mundo
  • Entenda todos os tipos de contatos imediatos
  • Curiosidades sobre a série Suits
  • Você não é humano se
  • Qual a origem da Lua?
  • O Transrápido 07 da Alemanha

Você Sabia?

Uma pessoa gasta 5 anos de sua vida comendo.