CuriosidadeCotidiano15 fatos inusitados sobre voos comerciais

15 fatos inusitados sobre voos comerciais

Img Mobile - 15 fatos inusitados sobre voos comerciais
Img - 15 fatos inusitados sobre voos comerciais




Quando você viaja de avião em um voo comercial não pode nem imaginar tudo o que está acontecendo ao seu redor. Esse tipo de viagem guarda inúmeros fatos inusitados. Confira 15 deles!


Top 15 dos fatos curiosos em voos comerciais




1. O que fazem com os dejetos?



Você já parou para pensar no que acontece com os dejetos humanos dos banheiros dos aviões? Saiba que as aeronaves são dotadas de um sistema especial a vácuo nos banheiros. Com a diferença de pressão entre o ambiente do banheiro e a tubulação, a urina e as fezes dos passageiros são sugadas para os canos. O sistema de encanamento da aeronave é liso e antiaderente, para facilitar o trabalho. Os dejetos ficam em um reservatório no fundo do avião, armazenados até a aeronave pousar. Depois disso, os reservatórios, que chegam a ter capacidade para até 250 litros de dejetos, são esvaziados com uma mangueira e os dejetos direcionados a um caminhão para descarte na rede de esgoto.


2. E se alguém morrer em voo?



Se um passageiro morrer durante um voo, os comissários devem aguardar até o fim da viagem, já que apenas um médico pode confirmar o óbito. Durante esse tempo, o passageiro sem sinais vitais pode ser levado para uma fileira de assentos vagos ou ficar em seu assento de origem, coberto com um cobertor. Até que a aeronave chegue ao solo, a pessoa não pode ser oficialmente declarada morta.


3. Por que as luzes se apagam?



Na hora da decolagem e do pouso as luzes são apagadas para que os passageiros possam acostumar a vista com o escuro e consigam enxergar bem no caso de uma necessidade de evacuação ou outra situação de emergência. A prática tem o objetivo de promover um ajuste da visão.


4. Abrir a porta do banheiro pelo lado de fora



Existe um mecanismo de segurança na porta dos banheiros do avião que permite que a mesma seja aberta pelo lado de fora. Esse mecanismo permite destrancar o banheiro em casos de emergência.


5. A qualidade do ar



O ar que respiramos dentro do avião vem do sistema de ar comprimido dos motores.


6. A limpeza do avião



Não se engane: nada dentro do avião é limpo de verdade. Os cobertores e travesseiros não são lavados, mas apenas empacotados novamente depois de cada voo. Até mesmo a mesinha dobrável de refeições não recebe a higienização necessária.

Avião abastecendo e recebendo passageiros

7. Voz de prisão



O piloto é a autoridade máxima de um voo e, por isso, ele pode dar voz de prisão a um passageiro, caso seja necessário.


8. Voando na primeira classe



Durante o voo, qualquer passageiro pode se deslocar para a primeira classe. Para isso, é necessário preencher um formulário. A prática não é comum nas companhias aéreas principalmente por causa da contagem de refeições disponíveis para cada passageiro. Em alguns casos, mulheres grávidas e amigos dos comissários conseguem esse upgrade.


9. O sono dos pilotos



Acredite: mais de 50% dos pilotos dormem durante os voos, e a prática é considerada segura graças à tecnologia das aeronaves.


10. O roubo de coletes salva-vidas



Uma prática comum, e bastante estranha, é o roubo de coletes salva-vidas das aeronaves. Esse é um dos itens mais roubados pelos passageiros.


11. A porta do avião pode abrir



É muito improvável que isso aconteça, mas a porta de uma aeronave pode abrir durante o voo. Neste caso, a própria tripulação precisa segurar a porta, utilizando puxadores localizados na parte interna.


12. Bebidas



Às vezes, temos a impressão que as bebidas são um pouco reguladas no avião, mas saiba que você pode pedir até uma latinha inteira de refrigerante, se esta for sua vontade.


13. Comida



A comida do avião também é um pouco regulada. Existe até uma teoria de que os comissários demoram para servir o jantar para esperar até que alguns passageiros comecem a dormir. Uma outra curiosidade sobre a comida é que os pilotos recebem refeições diferentes e não podem compartilhá-las, a fim de evitar uma intoxicação alimentar dupla, caso o alimento esteja estragado.


14. Máscaras de oxigênio



Em situações de emergência nas quais as máscaras de oxigênio são usadas, os passageiros têm apenas 15 minutos de oxigênio disponível para respirar. Na teoria, este é o tempo que o piloto precisa para baixar o avião até uma altitude em que seja possível respirar normalmente.


15. A água do banheiro



A água utilizada nos banheiros do avião recebe desinfetantes, mas continua imprópria. Por isso, nunca pense em beber essa água. Além disso, o tanque de água “potável” da aeronave fica muito perto do tanque de dejetos. Dentro de aviões, só beba a água que for servida diretamente de garrafas pet que estavam lacradas.





Img - 15 fatos inusitados sobre voos comerciais
+ Sobre essa Curiosidade: Avião
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Dados interessantes sobre o Facebook
  • UFO em formato de concha é filmado nos céus da Sibéria
  • Você sabia que os semáforos foram inventados antes dos automóveis?
  • O Cemitério de Escravos
  • O que é Gingerism?
  • Isso é uma evidência de OVNI?
  • Ranking do uso de smartphones no mundo
  • Xilogravura

Você Sabia?

Uma pessoa gasta 5 anos de sua vida comendo.