CuriosidadeHistóricas31 costumes religiosos que talvez você não conheça

31 costumes religiosos que talvez você não conheça

Img Mobile - 31 costumes religiosos que talvez você não conheça
Img - 31 costumes religiosos que talvez você não conheça




Todas as manifestações religiosas merecem respeito, independentemente da fé que elas professam. Felizmente, nosso mundo possui grande diversidade religiosa, e é preciso estimular a tolerância e a paz entre os praticantes das diversas religiões.

Talvez, você possa imaginar que as religiões mais curiosas do mundo sejam aquelas praticadas no mundo oriental, mas isso não é totalmente verdade. Aqui, bem perto de nós, encontramos diversas religiões com costumes muito peculiares, que talvez você não conheça.

O Brasil é um país majoritariamente cristão, com prevalência de evangélicos e católicos. Mas também existem aqui várias comunidades espíritas, muçulmanas e budistas, além é claro das religiões como a Umbanda, o Candomblé e a Quimbanda.


Confira 31 costumes religiosos inusitados:



1. Algumas igrejas evangélicas proíbem as pessoas de baterem palmas ou dançarem durante os cultos.

2. Ainda em igrejas evangélicas permanece a proibição do uso da calça pelas mulheres.

3. Existem religiões que não permitem que os homens usem barba ou cavanhaque.

4. Algumas religiões proíbem os fiéis de realizarem atividades de lazer, como ir à praia ou ao cinema, por exemplo.

5. Existem igrejas evangélicas que proíbem que as mulheres cortem os cabelos.

6. Alguns cultos evangélicos determinam que as mulheres se sentem de um lado, e os outros de outro.

7. Entre os muçulmanos xiitas existem rituais de autoflagelação. Os homens dão chibatadas nas costas até sangrarem. O ritual acontece em praça pública.

8. A fé da tribo Dani, da Indonésia, determina que as mulheres cortem parte dos dedos das mãos a cada parente falecido. Essa seria uma forma de satisfazer os ancestrais que já morreram.

9. Os esquimós têm uma cerimônia que coloca o corpo de idosos em uma espécie de maca, para ser deixado à deriva nas águas geladas. Essa tradição seria feita para garantir que os idosos não fossem considerados um fardo para suas famílias.

10. A tribo Yanomami, que vive na Floresta Amazônica, mantém a tradição de endocanibalismo. Isso significa que, quando uma pessoa morre, os índios colocam o cadáver para os insetos e, depois de 45 dias, eles recolhem os ossos do morto para fazer uma sopa para toda a tribo.

11. O povo Ainu, composto por tribos indígenas do Japão, tem o costume de sacrificar ursos em homenagem religiosa à natureza.

12. Na China, alguns povos têm o costume de fazer com que o noivo carregue a noiva caminhando sobre brasas depois do casamento. Essa prática seria para atrair uma gravidez saudável.

13. Na Indonésia, alguns grupos étnicos mantêm entes queridos falecidos mumificados em casa durante meses. Eles até levam os cadáveres para lugares públicos.

14. A religião praticada na Indonésia acredita que os mortos são julgados e que precisam levar consigo o maior número possível de espíritos de animais. Por isso, entre os meses de julho e outubro, os indonésios realizam cerimônias fúnebres e sacrificam centenas de animais.

15. Testemunhas de Jeová não comemoram aniversário.

16. Para o hinduísmo, as vacas são consideradas sagradas. Por isso, em países como a Índia não se come carne de gado.

17. O exorcismo, prática comum para expulsar demônios, faz parte das crenças da Igreja Católica Romana e das Igrejas Ortodoxas Orientais.

18. Os judeus realizam o Kaparot, ritual que é feito com uma galinha para transferir os pecados dos homens para o animal. Em seguida, o frango é morto e doado para famílias pobres.

19. Na Índia, a religião ainda prevê a cobrança do dote antes do casamento.

20. Nas nações árabes do Golfo Pérsico, a religião determina que as mulheres usem a niqab, um véu que cobre o rosto inteiro, deixando visíveis apenas os olhos.

21. Os Testemunhas de Jeová proíbem a transfusão de sangue, até mesmo em emergências.

22. Os Mórmons, seguidores da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, não podem ingerir bebidas alcoólicas, Coca-Cola, café e chás com cafeína. Eles também são proibidos de fumar cigarros.

23. Os amish, membros de um grupo religioso conservador, vivem em comunidades fechadas. Eles não usam carros, telefones ou equipamentos eletrônicos.

24. A religião amish é bastante praticada nos Estados Unidos e Canadá. Para se converter à religião, as pessoas precisam aprender o dialeto Amish, derivado do alemão.

25. Ainda sobre a religião Amish, os membros são proibidos de tocarem instrumentos musicais.

26. Aos 16 anos de idade, os jovens da religião Amish passam pela Rumspringa, período no qual podem fazer tudo o que a religião proíbe, inclusive experimentar bebidas alcoólicas e drogas.

27. Os Testemunhas de Jeová não podem ir para a guerra ou para o exército.

28. Os Testemunhas de Jeová não recolhem dízimo.

29. Os Testemunhas de Jeová não celebram feriados religiosos, como o Natal e a Páscoa.

30. Os hindus cultuam muitas divindades, como Brahma, Vishnu e Shiva.

31. No Hinduísmo, os mortos são cremados em cerimônias públicas. Eles acreditam que a cremação purifica o cadáver e sua alma.





Img - 31 costumes religiosos que talvez você não conheça
+ Sobre essa Curiosidade: Bíblia Religião
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Por que a Terra é redonda?
  • O que provoca chulé?
  • Curiosidades Curiosas 5
  • Curiosidades sobre o iPhone
  • 40 Curiosidades sobre as Olimpíadas
  • Estudo indica como a idade e o sexo influenciam a vida social das pessoas
  • Origem do Salário e do Calendário
  • A História da Nitendo

Você Sabia?

O único alimento que não apodrece é o mel.