Cotidiano

8 dicas para manter o seu cérebro em forma

Confira 8 dicas para manter e prolongar a destreza mental.

Na medida em que envelhecemos, nossa agilidade física é comprometida, mas isso não pode ocorrer com a nossa mente. 

Confira 8 dicas para manter e prolongar a destreza mental.

1. Praticar exercícios físicos

Praticar exercícios físicos

O exercício  aeróbico freqüente pode ser o melhor remédio para manter nosso cérebro mais saudável. Além de ser benéfica para o coração e os pulmões, a atividade física melhora a aptidão mental, ajudando a manter um corpo saudável. O ideal é praticar pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.

ANÚNCIOS

2. Comer de forma saudável

Alimentos saudáveis

Se alimente sem exageros! Uma dieta com baixo teor em glicose, rica em fibras, com quantidades moderadas de gordura e de proteína, se decompõe mais lentamente no corpo que os alimentos com um elevado índice glicêmico, tais como doces massas ou cereais açucarados. Lembre-se que um ritmo constante de digestão no intestino, fornece um fluxo de energia mais confiável para o cérebro, o que provavelmente otimiza a saúde e prolonga a performance de nosso órgão do pensamento.

ANÚNCIOS

3. Cuide de seu corpo

Consulta médica, pressão arterial

Devemos prevenir doenças como a diabetes tipo II, obesidade e hipertensão, que também afetam o nosso cérebro, porque estas doenças têm sido associadas como um risco aumentado de declínio cognitivo e perda de memória. Manter nosso sistema circulatório saudável, evitando cigarros e gorduras saturadas, reduz o dano cerebral associado com o avanço da idade.

Leia também: Top 10 mitos sobre o cérebro

4. Durma bem

Dormindo bem

Quando nós descansarmos e sonhamos, as memórias  são ‘blindadas’: algumas são descartadas e outras consolidadas e armazenadas. Quando não dormimos horas suficientes, as proteínas acumulam-se nas sinapses (comunicação entre os neurônios), dificultando o processo de pensamento e o aprendizado de coisas novas. Além disso, cronicamente um sono de má qualidade (não privação do sono) está ligado ao declínio cognitivo em idade avançada, embora a relação não possa ser causal.
 

5. Desfrute de um café da manhã

Café da manhã

Evidências recentes sugerem que geralmente tomar cafeína pela manhã, pode proteger o cérebro. De acordo com grandes estudos longitudinais, tomar duas xícaras de café  ou de chá  por dia, pode prevenir o declínio cognitivo normal e diminuir a incidência da doença de Alzheimer de 30 a 60%. Não está claro se os benefícios vêm de cafeína ou dos antioxidantes encontrados no café e chá, mas a verdade é que o consumo desses líquidos pode melhorar a cognição em idade avançada.

6. Consuma peixes

Cozinhando peixe

Os ácidos graxos essenciais como o ômega 3, são essenciais para a função cerebral e no tratamento de doenças como a depressão. Estudos sobre a eficácia de suplementos de Omega 3, no entanto, tiveram resultados mistos, por isso os especialistas recomendam consumir o Omega-3 diretamente de alimentos, como sementes de linho, peixes gordos (tais como salmão ou cavala), espinafre ou cordeiro.

7. Relaxe!

Relaxando

O estresse é prejudicial para o cérebro, que afeta o hipocampo e outras áreas do cérebro envolvidas na memória. Alguns cientistas suspeitam que viver uma vida equilibrada e realizar atividades como relaxamento yoga  e socialização, pode atrasar a perda de memória, reduzindo o estresse.

8. Faça o seu trabalho do cérebro

Quebra-cabeça

Embora não tenha uma confirmação de que palavras cruzadas, quebra-cabeças, sudoku  ou outros exercícios que estimulem o raciocínio lógico mantenham nosso cérebro em forma, sabemos que a falta de uma educação escolar, torna o indivíduo a ser um forte candidato a ter um comprometimento cognitivo. Quanto mais aprendemos e exercitamos a nossa mente, mais nosso cérebro vai evoluir. 

Sobre o Autor