CuriosidadeCiênciasA cratera de impacto de asteróide mais velha da Terra é encontrada na Groenlândia

A cratera de impacto de asteróide mais velha da Terra é encontrada na Groenlândia

Img Mobile - A cratera de impacto de asteróide mais velha da Terra é encontrada na Groenlândia
Img - A cratera de impacto de asteróide mais velha da Terra é encontrada na Groenlândia




Você teria que ir para a Lua ou para Marte para encontrar uma cratera de impacto maior do que a descoberta na Groenlândia. Um asteróide de 30 quilômetros de diâmetro chocou-se contra a Groenlândia há três bilhões de anos atrás, criando uma cratera que já teve 25 quilômetros de profundidade e 600 quilômetros de largura.

A nova descoberta ofuscou a cratera mais antiga da Terra que era conhecida até então, a cratera Vredefort na África do Sul. A Vredefort tem cerca de dois bilhões de anos e cerca de 300 quilômetros de diâmetro.

A nova descoberta está centrada a leste do que é hoje a cidade de Maniitsoq na costa oeste da Groenlândia. O que resta da cratera original tem apenas cerca de 100 quilômetros de largura.

Isso, segundo os geólogos que descobriram a cratera, explica por que permaneceu desconhecida até agora. Apenas as partes mais profundas da cratera sobreviveram. Todas as características próximas à superfície, e facilmente reconhecíveis da cratera foram desgastadas. "As rochas que vemos hoje tinham cerca de 25 quilômetros para baixo quando o impacto ocorreu", diz Adam Garde, do Serviço Geológico da Dinamarca e Gronelândia, em Copenhague, na Dinamarca.

Após três anos de intenso trabalho, Garde e seus colegas agora dizem que têm provas suficientes para sustentar a descoberta.

A evidência mais convincente é a presença de granito parecido com rochas trituradas, derretidas e pulverizadas de uma maneira que só pode ser explicado por um impacto súbito, em massa. O granito deformado é espalhado por uma área medindo de 35 a 50 quilômetros, centrado no local do suposto impacto.

A deformação em larga escala não poderia ter acontecido em uma área tão grande por qualquer processo terrestre. "Você pode ver algo semelhante em uma zona de falha geológica, mas não em um círculo de 100 quilômetros de diâmetro", diz o membro da equipe da Universidade de Cardiff.

Além disso, os depósitos de quartzo na zona de impacto têm micro-rachaduras e falhas que são bastante consistentes. Quando os pesquisadores mediram os ângulos entre as fendas e a orientação de cada cristal de quartzo, os padrões se mostraram diferentes,

Nem todo mundo está convencido de que os geólogos descobriram uma cratera de impacto. "Por outro lado, cientistas acham que ninguém pode dizer definitivamente que não é uma cratera."

"Foi um ótimo trabalho, e ninguém poderia provavelmente ter feito mais". "Além disso, estimula especialistas a buscarem crateras de impacto extremamente velhas - provavelmente existem vários pontos de impacto na Terra que não são conhecidas."

O referido impacto ocorreu há 2,4 bilhões de anos antes da "explosão" Cambriana de 580 milhões de anos atrás. O impacto de um asteróide que eliminou os dinossauros foi ainda mais recente, ocorrida há 65 milhões de anos atrás.

Quando o asteróide colidiu na Groenlândia, os únicos habitantes da Terra eram algas e cianobactérias, assim os seus efeitos sobre a evolução são mínimas. Se o asteróide atingisse a Terra hoje, ele provavelmente iria acabar com grande parte da vida no planeta.

Fonte: New Scientist





Img - A cratera de impacto de asteróide mais velha da Terra é encontrada na Groenlândia
+ Sobre essa Curiosidade: Asteróide Meteoro Terra
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Você sabe de quanto é e como é composta a dívida pública Brasileira?
  • A história do gravador de cassetes
  • Polícia persegue OVNI sobre Cardiff
  • Curiosidade sobre o olfato canino
  • Ovni colide com a superfície de Marte
  • A Profecia Maia de 2012 - O Fim do Mundo (Em Vídeo e Atualizado)
  • Tipos de Seres Extraterrestres
  • Existe algum ser biológico desprovido de água?

Você Sabia?

Só os mamíferos bocejam.