CuriosidadeCiênciasA cratera de impacto de asteróide mais velha da Terra é encontrada na Groenlândia

A cratera de impacto de asteróide mais velha da Terra é encontrada na Groenlândia

Img Mobile - A cratera de impacto de asteróide mais velha da Terra é encontrada na Groenlândia
Img - A cratera de impacto de asteróide mais velha da Terra é encontrada na Groenlândia




Você teria que ir para a Lua ou para Marte para encontrar uma cratera de impacto maior do que a descoberta na Groenlândia. Um asteróide de 30 quilômetros de diâmetro chocou-se contra a Groenlândia há três bilhões de anos atrás, criando uma cratera que já teve 25 quilômetros de profundidade e 600 quilômetros de largura.

A nova descoberta ofuscou a cratera mais antiga da Terra que era conhecida até então, a cratera Vredefort na África do Sul. A Vredefort tem cerca de dois bilhões de anos e cerca de 300 quilômetros de diâmetro.

A nova descoberta está centrada a leste do que é hoje a cidade de Maniitsoq na costa oeste da Groenlândia. O que resta da cratera original tem apenas cerca de 100 quilômetros de largura.

Isso, segundo os geólogos que descobriram a cratera, explica por que permaneceu desconhecida até agora. Apenas as partes mais profundas da cratera sobreviveram. Todas as características próximas à superfície, e facilmente reconhecíveis da cratera foram desgastadas. "As rochas que vemos hoje tinham cerca de 25 quilômetros para baixo quando o impacto ocorreu", diz Adam Garde, do Serviço Geológico da Dinamarca e Gronelândia, em Copenhague, na Dinamarca.

Após três anos de intenso trabalho, Garde e seus colegas agora dizem que têm provas suficientes para sustentar a descoberta.

A evidência mais convincente é a presença de granito parecido com rochas trituradas, derretidas e pulverizadas de uma maneira que só pode ser explicado por um impacto súbito, em massa. O granito deformado é espalhado por uma área medindo de 35 a 50 quilômetros, centrado no local do suposto impacto.

A deformação em larga escala não poderia ter acontecido em uma área tão grande por qualquer processo terrestre. "Você pode ver algo semelhante em uma zona de falha geológica, mas não em um círculo de 100 quilômetros de diâmetro", diz o membro da equipe da Universidade de Cardiff.

Além disso, os depósitos de quartzo na zona de impacto têm micro-rachaduras e falhas que são bastante consistentes. Quando os pesquisadores mediram os ângulos entre as fendas e a orientação de cada cristal de quartzo, os padrões se mostraram diferentes,

Nem todo mundo está convencido de que os geólogos descobriram uma cratera de impacto. "Por outro lado, cientistas acham que ninguém pode dizer definitivamente que não é uma cratera."

"Foi um ótimo trabalho, e ninguém poderia provavelmente ter feito mais". "Além disso, estimula especialistas a buscarem crateras de impacto extremamente velhas - provavelmente existem vários pontos de impacto na Terra que não são conhecidas."

O referido impacto ocorreu há 2,4 bilhões de anos antes da "explosão" Cambriana de 580 milhões de anos atrás. O impacto de um asteróide que eliminou os dinossauros foi ainda mais recente, ocorrida há 65 milhões de anos atrás.

Quando o asteróide colidiu na Groenlândia, os únicos habitantes da Terra eram algas e cianobactérias, assim os seus efeitos sobre a evolução são mínimas. Se o asteróide atingisse a Terra hoje, ele provavelmente iria acabar com grande parte da vida no planeta.

Fonte: New Scientist





Img - A cratera de impacto de asteróide mais velha da Terra é encontrada na Groenlândia
+ Sobre essa Curiosidade: Asteróide Meteoro Terra
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Aquaterrários

    CURIOSIDADE: MONTAGEM DE AQUATERRÁRIOS Um aquaterrário ou um terrário deve seguir algumas normas para que os organismos que viverão nele, não sejam prejudi...
    Leram 14549 Vezes

  • Portal Magnético Conecta a Terra com o Sol

    Estranho portal conecta Terra ao Sol Portais magnéticos se abrem aproximadamente a cada oito minutos para conectar nosso planeta com o Sol. Quando o por...
    Leram 13473 Vezes

  • Um dos maiores terremotos da Terra...

    Um dos maiores terremotos do mundo aconteceu no ano de 1755, em Lisboa, Portugal. O sismo de 1755 aconteceu exatamente no dia 1 de novembro e causou uma gra...
    Leram 21755 Vezes

  • Curiosidades sobre a terra e o universo

    No espaço, os astronautas não conseguem chorar, porque não há gravidade para que as lágrimas possam escorrer. O maior vulcão existente chama-se Olympus M...
    Leram 89076 Vezes

  • Os aviões e a rotação da Terra

    A rotação da Terra influencia a forma como os aviões comerciais voam pelos céus do planeta. Segundo pesquisadores, quando as turbinas do avião são acionadas...
    Leram 16729 Vezes

  • Acredite ou não, esse é o planeta Terra!

    Será mesmo que você conhece o nosso planeta? Separamos 10 imagens extraordinárias que irão te deixar de queixo caído. Prepare-se para conhecer os fenômeno...
    Leram 21475 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Conceito de Células-Tronco
  • Quem recebe os direitos autorais do livro Mein kampf do Hitler?
  • Suas Reais Chances de Ficar Milhonário na Mega-Sena
  • O perigo de roer as unhas
  • Como tirar passaporte e visto americano de bebê?
  • Homem é multado por dirigir a 880 km/h em carro 1.0
  • UFO camuflado de domo aparece em vila do Reino Unido
  • As 10 mentiras mais usadas pelos patrões nas demissões de funcionários

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.