CuriosidadeAnimaisA curiosa história do velho anão do golfo, sem dentes e com rosto estranho

A curiosa história do velho anão do golfo, sem dentes e com rosto estranho

Img Mobile - A curiosa história do velho anão do golfo, sem dentes e com rosto estranho
Img - A curiosa história do velho anão do golfo, sem dentes e com rosto estranho




Evidências foram encontradas sobre a existência de um golfinho anão agora extinto, cujo nome é Inermorostrum xenops e significa "rosto estranho, sem armas”, que poderia ter usado sua boca sem dentes para sugar peixes e lulas, de acordo com um novo estudo. Você quer saber mais sobre essa criatura dos mares? Nós desvendaremos os fatos!


Conheça o golfinho anão sem dentes


xenops

O fóssil do crânio de um golfinho foi encontrado por caçadores no fundo do rio Wando, perto de Charleston, Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Os cientistas encarregados de investigar o fóssil determinaram que a espécie possuí entre 28 e 30 milhões de anos, aproximadamente.

A descoberta sugere que golfinhos e baleias têm, ao longo de sua evolução, formas estranhas de alimentação, muito diferente das que conhecemos hoje em suas espécies evoluídas. O tamanho do fóssil sugere que este golfinho extinto era uma espécie anã. Pode ter medido até cerca de 4 pés (1,2 metros) de comprimento e pesado cerca de 45kg.

golfinho

Quando este golfinho anão viveu, compartilhou o mar com vieiras, percevejos e corais, bem como com tubarões, espadachins que atingiram até 9 metros de comprimento e uma grande variedade de baleias e outros golfinhos. Este ecossistema marinho também incluiu gigantes predatórios, de modo que a espécie recentemente descoberta teria sido um alvo fácil para muitos desses predadores do mar.

"Inermorostrum xenops" foi o nome dado a esta espécie recentemente descoberta; "Inermorostrum" significa "focinho sem braços" em latim, e "xenops" significa "rosto estranho" em grego. O nome faz referência clara ao seu focinho curto e sem dente. Este golfinho tem o maxilar mais curto de qualquer cetáceo conhecido até o momento.

Inermorostrum xenops

Os cientistas afirmam que o Inermorostrum xenops provavelmente foi adaptado para se alimentar por sucção, como muitos outros cetáceos que se alimentam através deste método. Esta espécie de golfinho tinha orifícios maiores no focinho do crânio, sugerindo que essa curiosa criatura poderia ter tido grandes lábios carnudos, ou talvez até bigodes.

Fonte:





Img - A curiosa história do velho anão do golfo, sem dentes e com rosto estranho
+ Sobre essa Curiosidade: Golfinho Fóssil Baleia
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • 14 bons usos para o sal
  • A Invenção do Liquidificador
  • Por que Marte é vermelho?
  • Qual a maior erupção vulcânica da história?
  • Gnomos, Duendes existem?
  • Do que os bebês lembram?
  • Cryptos: o sistema financeiro do futuro será baseado na criptografia
  • Curiosidades sobre porcos

Você Sabia?

O isqueiro foi inventado antes do fósforo.