CuriosidadeHistóricasA Curiosa Origem da Odontologia no Brasil e no Mundo

A Curiosa Origem da Odontologia no Brasil e no Mundo

Img Mobile - A Curiosa Origem da Odontologia no Brasil e no Mundo
Img - A Curiosa Origem da Odontologia no Brasil e no Mundo




A Odontologia tem uma história curiosa no Brasil e no Mundo. Essa prática começou a ser desenvolvida no século XVI, ainda de modo bastante improvisado.

No início, as técnicas de tratamento odontológico estavam baseadas apenas nas extrações dentárias rudimentares. Os instrumentos utilizados eram inadequados e faltava higiene.

As técnicas de extração eram praticadas por barbeiros ou sangradores, homens fortes e ágeis, sem nenhum estudo ou técnica. Os pacientes, quase sempre, corriam riscos de hemorragias e infecções.

No Brasil, em 1631, uma Carta Régia determinou que cirurgiões e barbeiros sem licença fossem multados em dois mil réis por tirar dentes. Os profissionais que tinham as licenças especiais concedidas pelo Cirurgião-Mor Mestre eram os únicos que podiam praticar as técnicas sem qualquer tipo de problema.

Já no mundo, a odontologia foi impulsionada pelo francês Pierre Fauchard, considerado o criador e pai da odontologia moderna. O ensino da Odontologia foi regulamentado primeiro em países da Europa, e mais tarde no Brasil. Aliás, a Europa foi citada como o berço da prática Odontológica.

Em 1728, o médico Pierre Fauchard escreveu o livro "Le Chirurgien Dentiste au Traité des Dents", que marcou o estudo da odontologia e trouxe novas técnicas, conhecimentos e aparelhos para esta área da saúde.

Surgimento do termo Dentista no Brasil


Em 23 de maio de 1800, o Brasil criou um Plano de Exames para a área de odontologia. Este documento foi o primeiro emitido pela Coroa Portuguesa com o termo dentista. Este foi considerado o início da arte dentária como profissão no Brasil. Neste período ainda não existia uma formação ou diploma para a área no país.

Evolução da Odontologia


Os franceses foram os profissionais mais especializados na arte dentária e produziram importantes escritos para a área. Em seguida, os Estados Unidos também começaram a evoluir na odontologia e a substituir muitas técnicas criadas na França. O dentista Clintin Van Tuyl, por exemplo, foi o primeiro a utilizar o clorofórmio para anestesia.

No Brasil, a odontologia foi impulsionada por Thomas Gomes dos Santos Filho, que colaborou na criação de um texto para os Estatutos das Faculdades de Medicina do Império, no qual aparecia pela primeira vez o Curso de Odontologia. Em 1884, o país conquistou a formação na área odontológica.

Leia também:

Escova de Dentes, a origem

Escovar os dentes dá sede?

Clareador de dentes natural

Cúrcuma para os dentes

Dente de leite em cães

A primeira Escola de Odontologia de São Paulo foi criada em dezembro de 1900. Já em 1967, o Curso de Odontologia passou a ter duração de 4 anos no Brasil.





Img - A Curiosa Origem da Odontologia no Brasil e no Mundo
+ Sobre essa Curiosidade: Dentista Saúde Sorriso
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Cor do xixi e do cocô X saúde

    A cor do xixi e do cocô tem uma relação direta com a saúde humana. As necessidades fisiológicas podem ser indicativos de que algo não vai bem no organismo e...
    Leram 35836 Vezes

  • Fumar ou comer ovo faz o mesmo mal à saúde?

    É difícil acreditar, mas pesquisadores da Universidade Ocidental do Canadá acreditam que comer ovo faz o mesmo mal à saúde que o vício do cigarro. Você acha...
    Leram 32687 Vezes

  • Galáxia Sorriso

    Imagens capturadas pelo telescópio Hubble mostraram um aglomerado de galáxias distantes que apresentam o formato de um rosto sorrindo. A descoberta foi feit...
    Leram 9697 Vezes

  • O perigo do glúten para a saúde

    Muitas embalagens de alimentos estampam a frase “não contém glúten”. Mas o que será o glúten e como ele age no organismo humano? O glúten é uma proteína ...
    Leram 17647 Vezes

  • Barba protege a saúde?

    Os barbudos de plantão ficarão muito contentes ao lerem essa notícia: um estudo mostrou que a barba pode proteger a saúde. É fato que muitas mulheres não...
    Leram 25496 Vezes