Ciências

A Fundação Chan Zuckerberg Science

O fundador do Facebook e sua esposa anunciaram um programa para investir na busca pela cura de todas as doenças. Saiba mais!

Depois de criar a rede social mais popular do mundo, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, agora quer apostar em um campo bem mais complexo: descobrir a cura para todas as doenças do mundo. Em anúncio feito recentemente com sua esposa, a médica Priscilla Chan, Zuckerberg afirmou que pretende investir uma verdadeira fortuna na próxima década em pesquisas para a descoberta de curas para diversas doenças.

O programa, batizado de Chan Zuckerberg Science, é considerado um dos mais ambiciosos da história, com um investimento que pode chegar à marca de US$ 3 bilhões nos próximos 10 anos em pesquisas científicas. O anúncio foi feito durante um evento em San Francisco, nos Estados Unidos.

Uma esperança para pacientes que sofrem com doenças incuráveis

O objetivo de Mark Zuckerberg e sua esposa Priscilla Chan é fortalecer as pesquisas científicas que trabalham na busca da cura de doenças ainda consideradas incuráveis pela medicina. O primeiro plano deste projeto é a criação do chamado “Biohub”, uma central de colaboração entre as universidades norte-americanas da Califórnia em São Francisco, Stanford e Universidade da Califórnia em Berkeley. A ideia é que as instituições pesquisem novas tecnologias para combater diversas doenças, criando uma base científica que será referência para pesquisadores do mundo inteiro.

ANÚNCIOS

O passo seguinte deste plano é dar origem a uma rede global de colaboração, com os mais respeitados cientistas do mundo unidos para encontrar a cura para as doenças. O Chan Zuckerberg Science será um dos mais importantes esforços científicos de todos os tempos.

Como surgiu a ideia do programa

A esposa de Zuckerberg é pediatra e trabalha diretamente com crianças que sofrem de doenças terminais. Por isso, ela e o marido decidiram unir forças para curar, prevenir e gerir todas as doenças do mundo nas próximas décadas.

ANÚNCIOS

O projeto vai contar com a participação de médicos, cientistas e engenheiros. Esta será uma missão coletiva pela evolução da medicina.

O programa terá a liderança da neurocientista Cori Bargmann. A ideia é acelerar o processo de avanço da ciência.

Durante o evento de lançamento do projeto, Zuckerberg recebeu o fundador da Microsoft, Bill Gates, que também trabalha pela erradicação de algumas doenças em nações pobres. O CEO do Facebook disse que Gates foi seu mentor e fonte de inspiração para a iniciativa do programa Chan Zuckerberg Science.

Mais informações:
chanzuckerberginitiative

De acordo com Bill Gates, a generosidade de Mark e Priscilla servirá de exemplo para a formação de uma nova geração de filantropos no mundo. Este é realmente um projeto memorável, digno de toda a nossa admiração!

Foto: fb.com/chanzuckerberginitiative/

Sobre o Autor