CuriosidadeCarrosA maior velocidade alcançada em solo pelo homem

A maior velocidade alcançada em solo pelo homem

Img Mobile - A maior velocidade alcançada em solo pelo homem
Img - A maior velocidade alcançada em solo pelo homem




Um carro com jeito de jato chamado de Thrust SSC é responsável pela maior velocidade já alcançada pelo homem em solo terrestre. Este automóvel foi feito especialmente para bater o Land Speed Record, ou recorde de velocidade no solo.

O piloto deste carro supersônico é Andy Green, membro da Força Aérea britânica. O veículo foi construído com duas enormes turbinas e, em menos de 10 segundos, ele atinge a velocidade de 500 km/h.

Em 31 segundos, o carro alcança o pico de 1.172 km/h e começa a desacelerar com ajuda de um pára-quedas. Em seguida, freios em fibra de carbono param a máquina.

Esse recorde de velocidade sobre o solo foi imbatível durante 13 anos. Até que o americano Craig Breedlove, pioneiro dos carros a jato, anunciou que iria construir um novo carro para tentar retomar o título de "O mais rápido" para os Estados Unidos.

Isso bastou para que os britânicos se mexessem e começassem a construir uma nova máquina. Desta vez, o objetivo era superar a velocidade do som.

Ron Ayers, um pioneiro no design aerodinâmico, foi convocado para o novo projeto em 1992 e, mais uma vez, o piloto Andy Green seria o comandante dos testes do carro.

O Thrust 2 se tornou assim o carro mais rápido do mundo chegando aos 1.228 km/h.

E a Grã-Bretanha não quer parar por aí. Os britânicos já trabalham na construção de um carro para bater o recorde de velocidade em terra, atingindo 1,6 mil km/h. O Bloodhound SSC vem sendo projetado por engenheiros há três anos.

O projeto tem o patrocínio da empresa de aeronáutica Lockheed Martin, da fabricante de processadores Intel e de duas universidade britânicas.

Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com





Img - A maior velocidade alcançada em solo pelo homem
+ Sobre essa Curiosidade: Thrust O carro mais rápido do mundo
Comentários: