CuriosidadeHistóricasA Origem da Sauna

A Origem da Sauna

Img Mobile - A Origem da Sauna
Img - A Origem da Sauna




A sauna é uma das terapias mais relaxantes e benéficas para o corpo humano. Essa técnica é bastante antiga e foi criada oficialmente na Finlândia, apesar de já existir de forma rústica em antigas civilizações.

Entre os benefícios diretos da sauna estão: limpeza da pele, eliminação de toxinas, relaxamento físico e mental, entre outros. Os banhos de sauna são extremamente agradáveis e, por isso mesmo, eles têm sido utilizados desde os tempos mais remotos por vários povos.


A história da sauna



Segundo relatos históricos, os povos egípcios foram os responsáveis pelos primeiros registros da sauna no ano 4.000 a.C. Outros povos, como os fenícios, os chineses e os árabes, também empregavam a técnica do chamado banho de vapor.

Desde o princípio, a sauna já era usada para tratamentos de saúde e relaxamento. Estes banhos terapêuticos eram recomendados para ressaca, insônia, estresse, artrite, reumatismo, sinusite, para a pele, para combater o envelhecimento precoce, entre outros sintomas.

Na Finlândia, a sauna seca surgiu com povos nômades e tornou-se um símbolo do país. Hoje, existem mais de 2,2 milhões de saunas espalhadas pela Finlândia, e estes ambientes são considerados sagrados, um espaço para purificar o corpo e a alma.

Anos depois da criação da sauna seca pelos finlandeses, surgiu a sauna a vapor na Grécia antiga, técnica que foi aprimorada pelos turcos com o uso de caldeirões de bronze cheios de água, o chamado banho turco.


Uma terapia popular



A sauna foi e ainda é uma terapia popular entre diversos povos. Desde o tempo do Grego Hipócrates, já havia uma suposição de que as altas temperaturas eram eficazes para tratar qualquer doença.

Pessoas na Sauna

Atualmente, sabe-se que essa técnica é positiva para a inalação, eliminando a secreção dos pulmões e do nariz. A terapia só não é recomendada para pessoas com problemas cardíacos.


Relaxamento em altas temperaturas



A tradição do banho de sauna manda as pessoas passarem por um choque térmico depois da exposição às altas temperaturas. O choque térmico, feito por um banho gelado, seria responsável por benefícios ao sistema circulatório.

Algumas saunas utilizam o banho de calor com ervas e aromas no ambiente. Em algumas regiões, o costume determina que homens e mulheres tomem o banho de sauna separados, para que possam frequentar o ambiente sem roupas.

Que tal tomar um banho de sauna bem relaxante para aliviar a carga de estresse do dia a dia?





Img - A Origem da Sauna
+ Sobre essa Curiosidade: Vulcões Vulcão Fogo Sauna
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O que é o Exorcismo
  • Dispositivo antiadolescente
  • Como Funcionam as Bebidas Energéticas?
  • Quanto tempo as mulheres esperam para dormir com um novo parceiro?
  • 10 Curiosidades Científicas
  • Top 10 motos mais caras do mundo
  • Hubble fotografa galáxias colidindo
  • Luz, matéria e não-matéria?

Você Sabia?

É impossível criar uma pasta com o nome “con” no Windows.