CuriosidadeCiênciasAo invés de esfriar, telhados brancos podem esquentar

Ao invés de esfriar, telhados brancos podem esquentar

Img Mobile - Ao invés de esfriar, telhados brancos podem esquentar
Img - Ao invés de esfriar, telhados brancos podem esquentar




Muitos ambientalistas clamam que o uso de telhados brancos pode ajudar a resfriar o planeta, sendo ambientalmente mais ecológicos e sustentáveis. No entanto, os telhados brancos podem esquentar, e não esfriar, segundo pesquisadores.

Isso poderia significar que os principais objetivos dos telhados brancos, que seriam de minimizar a absorção de calor e reduzir o consumo de energia, poderiam gerar efeitos contrários.

Isso pode acontecer porque as tintas comuns, à base de água, são muito suscetíveis à colonização por fungos filamentosos, conhecidos como mofo ou bolor, assim como algas e cianobactérias.

Esses microorganismos causam o escurecimento de telhados e, consequentemente, o aumento da temperatura interna e do consumo de energia dos imóveis.

Caso essas tintas sejam aplicadas diretamente nos telhados, sem a completa remoção dos fungos do local, o calor pode aumentar. Essa conclusão é de pesquisadores do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que estuda o fato desde 2007.

A pesquisa ainda mostra que não há necessidade de o telhado ser da cor branca. Outras cores podem ser utilizadas para a pintura de telhados, porém é preciso verificar a qualidade da tinta utilizada.

Uma boa escolha seria as tintas inorgânicas autolimpantes, com nanopartículas de dióxido de titânio, que possuem capacidade de fotocatálise, que acelera a reação por luz ultravioleta, impedindo a colonização microbiana.

Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com





Img - Ao invés de esfriar, telhados brancos podem esquentar
Comentários:

Curiosidades Relevantes