CuriosidadeAnimaisAprendendo com os Leões

Aprendendo com os Leões

Img Mobile - Aprendendo com os Leões
Img - Aprendendo com os Leões




Por Eduardo Kato, biólogo e professor de Gestão Ambiental do INPG

De acordo com as observações de Norman Carr, guarda de caça no Parque Nacional de Kafue, norte da Rodésia (África), os leões formam grupos de 15 a 45 semelhantes de diversas idades. São liderados por um macho que se impõe vencendo seus companheiros pela luta.

O macho líder é responsável pela manutenção da estrutura do grupo e pela coordenação das ações de caça aos outros mamíferos de médio e grande porte (antílopes, búfalos, gnús, zebras, etc.). Quase sempre, a caça é o resultado de uma ação planejada e levada a efeito por um grupo de várias leoas e o leão líder.

Norman relata que por várias vezes observou um leão líder postar-se imóvel tendo o vento seguindo dela para um grupo de antílopes reunidos pastando na savana. Sua presença, notada pelos antílopes, tinha a função de distraí-los do cerco preparado por mais de uma dezena de leoas formando cuidadosamente um círculo e vindo pelo lado oposto, sem serem percebidas por causa da direção do vento. No momento certo o leão salta em direção aos antílopes que assustados correm desordenadamente em direção às leoas que freqüentemente conseguiam caçar até dois animais.

Norman conta ainda que as fêmeas grávidas têm seus filhotes (geralmente dois) cerca de três meses e meio depois de fertilizadas. Próximo do momento do parto, a fêmea procura uma fêmea que já não esteja em idade de ter filhos ou uma jovem solteira (freqüentemente uma filha sua já adulta) para ajudá-la no parto e nos primeiros meses após o nascimento da nova ninhada. A função da "madrinha", como chamam os massai (tribo de naturais que convive com os grupos de leões nas savanas africanas), é a de proteger a parturiente de ataques de animais (hienas, grandes aves de rapina e outros carnívoros) e ajudar a prover o grupo de alimento.

Nos primeiros três meses de vida os filhotes são mantidos escondidos em pequenas cavernas ou fendas de maciços rochosos. A mãe e a madrinha caçam em dupla para alimentar os filhotes. Sabe-se de casos em que as fêmeas chegam a carregar antílopes com até 150 kg por mais de 2 km para alimentar as crias.

Passado este período, os filhotes são apropriadamente "apresentados" para o grupo principal conduzidos pela mãe como que numa verdadeira "cerimônia de integração" dos novos membros. A não observância deste cuidado por parte da mãe, pode custa a vida dos pequenos, que são imediatamente devorados pelos machos do grupo.

Uma vez aceitos como "amigos e membros do grupo", passam a usufruir da dedicação e lealdade do grupo todo. Caso a fêmea mãe venha a morrer, outras fêmeas assumem automaticamente a função de "madrinhas" dos órfãos, passando a cuidar dos pequenos como se fossem seus próprios rebentos, protegendo-os, inclusive, do ataque de machos que freqüentemente irritam-se com a presença de jovens animais.





Img - Aprendendo com os Leões
+ Sobre essa Curiosidade: Leão Felino Rei da Selva
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Como morreu Napoleão Bonaparte?

    Napoleão Bonaparte morreu no dia 5 de maio de 1821. A causa da morte pode ter sido um câncer no estômago ou uma úlcera. A morte de Napoleão aconteceu num...
    Leram 41909 Vezes

  • Como o camaleão muda de cor?

    O camaleão é um bicho que consegue controlar a movimentação dos pigmentos que dão cores às células de sua pele. Ele possui a capacidade de imitar a cor do a...
    Leram 18103 Vezes

  • Ricardo Coração Leão - O Rei Guerreiro

    Ricardo Coração Leão - O Rei Guerreiro Inglaterra 08/09/1157 Domingo - 06/04/1199 Terça-feira A Primeira Cruzada terminara em 1099 com a vitória dos cri...
    Leram 12053 Vezes

  • Felinos dente-de-sabre

    Os felinos dente-de-sabre, como o próprio nome já diz, são caracterizados por seus grandes dentes, mais especificamente, dois caninos com alto poder de dest...
    Leram 12662 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Plantas usam física quântica para sobreviver
  • Qual o primeiro avião a cair na história da aviação e o primeiro avião de passageiros a decolar?
  • Quais os pioneiros no mundo a praticar musculação?
  • Qual é a mais profunda cavidade da Terra?
  • Triângulo das Bermudas
  • Top 10 pessoas mais ricas do mundo em 2016
  • Quanto dorme um animal por dia
  • Data Histórica - NASA confirma descoberta de água e substâncias intrigantes na Lua

Você Sabia?

É possível morrer prendendo o espirro, ou também, se você espirrar muito forte é possível fraturar uma costela.