CuriosidadeCiênciasAquaplanagem

Aquaplanagem

Img Mobile - Aquaplanagem
Img - Aquaplanagem




Por Diego Galeano e Maísa Caldas
O que é a aquaplanagem?
A aquaplanagem é o resultado da água sobre que a pista, que gera um deslizamento do carro sobre a mesma podendo até alterar a trajetória do carro. Como todos nos conhecemos da 1º Lei de Newton, um corpo em movimento tende a permanecer movimento, até que uma outra força seja aplicada sobre ele, o mesmo acontece para um corpo em repouso, é a famosa Inercia. Como vimos logo acima, a força que o faz os automóveis andar, parar ou fazer curvas, é a força de atrito estático entre os pneus e o asfalto, mas se o carro passa sobre uma lamina de água, a água impede o contato entre o asfalto e os pneus, perdendo a aderência. Quando um dos pneus do carro volta a ter contato com o asfalto, aumentando sua aderência, os outros pneus podem ainda estar em contato com a água, fazendo o carro sair de lado (alterar sua trajetória) e possivelmente causar acidentes.

Um dos principais causadores da aquaplanagem são altas velocidades e o estado dos pneus. Em situações de risco, é recomendável reduzirmos a velocidade, pois em velocidades elevadas, o o pneu passa a ter maior dificuldade de drenar a água da pista. Especialista em segurança no transito dizem que a velocidade máxima para dias de chuva é de 80km/h, isso para um pneu com ótimo estado de conservação, ou seja, sulcos acima de 1,6mm.

Nem todas as estradas brasileiras possuem sistemas de escoamento, drenagem e captação de águas pluviais, portanto, caso você esteja dirigindo em dias chuvosos, sempre olhe pelo retrovisor e veja se você consegue ver as marcas dos seus pneus da estrada. Caso não consiga vê-lós, cuidado, pois o risco de aquaplanagem é grande.

Fonte:
http://curiofisica.com.br/ciencia/fisica/o-que-aquaplanagem





Img - Aquaplanagem
+ Sobre essa Curiosidade: Lei de Newton Movimento Fisica Carro
Comentários:

Curiosidades Relevantes