CuriosidadeCiênciasAquífero Guarani

Aquífero Guarani

Img Mobile - Aquífero Guarani
Img - Aquífero Guarani




O Aquífero Guarani é uma área de 1,2km² do subsolo brasileiro na região do centro-sudoeste que abriga a segunda maior reserva de água doce do planeta. Parte do Aquífero está distribuída entre a Argentina, Paraguai e Uruguai.

O nome Guarani é em homenagem à tribo indígena que predominou no local. O Aquífero possui um volume de 55 mil km³ e profundidade aproximada de 1800 metros. Estima-se que seu recarregamento tenha a capacidade próxima de 166 km³ por ano. O Aquífero Guarani seria capaz de distribuir água para todo o planeta pelo período de 200 anos. Se faltar (ou quando faltar) água potável no planeta a disputa pelo controle do Aquífero será bastante controversa. Os países donos do território teriam controle comercial da água do subsolo? Ou visto que a água potável é um bem básico para a sobrevivência da humanidade, sua exploração comercial deveria ser o último objetivo?

Geologicamente o aqüífero consiste de sedimentos arenosos formados há aproximadamente 220 milhões de anos. Alguns processos físicos e químicos transformaram o local em uma rocha sedimentar chamada arenito. Essa rocha permite o acúmulo de água em seu interior.

Pelo menos 90% da área do local é coberta por basalto. O basalto prejudica o recarregamento do aqüífero, porém também auxilia a evitar a evaporação de água.

Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com





Img - Aquífero Guarani
+ Sobre essa Curiosidade: Água Aquífero Oceano Brasil
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Porque os outros planetas não têm vida
  • Aerografite
  • Quantas mulheres em média engravidam na data do carnaval?
  • Documento oficial do FBI comprova a captura dos ovnis em Roswell
  • Parar de usar papel diminui o desmatamento?
  • Seres humanos têm um sexto sentido que indica que eles são observados
  • Como são fabricados os espelhos?
  • O que significa Karaokê em japonês?

Você Sabia?

O único alimento que não apodrece é o mel.