CuriosidadeCiênciasAs Primeiras Intervenções do Homem no Meio Ambiente

As Primeiras Intervenções do Homem no Meio Ambiente

Img Mobile - As Primeiras Intervenções do Homem no Meio Ambiente
Img - As Primeiras Intervenções do Homem no Meio Ambiente




A vida do Homem Primitivo não era nada fácil...no início, tudo era músculos...mas depois...a inteligência começou a dominar e criar meios de explorar tudo o que havia ao seu alcance para facilitar a sua vida...vamos descobrir como começou o uso e abuso dos recursos naturais do Planeta pelo Homem.

O Homem Primitivo possuía músculos muito desenvolvidos, capazes de dar origem a uma força notável. Assim, ele era suficientemente forte para quebrar o galho de uma árvore e reduzi-lo ao tamanho desejado, mas não podia executar este trabalho apenas com as mãos, com as unhas e com os dentes. Necessitava de algo mais resistente, que tivesse um lado cortante e afiado: um machado ou uma serra, por exemplo. Ele possuía a força necessária para quebrar uma pedra, porém, se o tentasse fazer com os punhos, machucaria as mãos. Precisava, portanto, de um martelo. Podia ferir um veado com um pedaço de madeira pontuda, porém este animal era muito veloz para ser alcançado. Daí, a necessidade de uma arma que pudesse atingi-lo de longe: uma flecha e um arco.

O Homem precisava, então, de instrumentos e utensílios que foram construídos pouco a pouco. Esta foi a primeira atividade que o distinguiu dos outros animais.

A fim de se defender dos inimigos e de aperfeiçoar seus instrumentos o Homem reuniu-se em tribos.

Utilizando-se a princípio de madeira e de pedras, depois de ossos, pele e nervos de animais, ele fabricou, gradualmente, inúmeros objetos que serviram como instrumentos de defesa, como armas nas caçadas e como ferramentas na fabricação de abrigos. E cada utensílio inventado permitia-lhe aperfeiçoar os demais.

Do simples bastão, usado nos primeiros tempos, o Homem chegou a fabricar a enxada e desta partiu para a invenção do arado. O arado foi, certamente, a invenção mais importante para a agricultura. A observação de que a força dos animais podia ser usada na tração foi de grande utilidade para o Homem.

O arado foi aperfeiçoado mais uma vez e passou a ser puxado por bois, facilitando o cultivo de maiores extensões de terra. Era um arado muito simples, feito com galhos bifurcados, aos quais o Homem acrescentou, posteriormente, uma pedra triangular e afiada na ponta. Com o tempo, outras invenções aumentaram a exploração do meio ambiente. Assim, ele pôde pescar de maneira mais eficiente, pôde arar e semear a terra, pôde aproveitar fibras vegetais, obtendo delas fios e cordas e fabricando também alguns tecidos rústicos.

Artigo do mês de Maio de 2003 da Revista de Ciência On-line: http://www.cienciaonline.org/


Fonte:
http://an.locaweb.com.br/Webindependente/ciencia/intervencao.htm





Img - As Primeiras Intervenções do Homem no Meio Ambiente
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • As pinturas misteriosas de Tassili
  • Slender Man
  • Quem inventou o registro de patentes?
  • Como as moscas conseguem fugir tão rápido quando tentamos matá-las
  • Projeto Natal ou Project Natal ou Kinect - Vídeo Game do futuro
  • Polêmicas pesquisas sobre o orgasmo feminino
  • 12 de outubro de 1808, Criação do Banco do Brasil
  • Choking Game, A estúpida brincadeira que mata!

Você Sabia?

Na Idade Média, os casamentos aconteciam sempre no mês de junho.