Assalto ao trem pagador

Publicado em 10/08/2013 | Autor: Juliana Miranda

O assalto ao trem pagador foi um dos crimes mais ousados e atrapalhados da história. O crime aconteceu sem que houvesse o disparo de nenhum tiro de arma de fogo.

A história toda começou quando um grupo de bandidos decidiu assaltar um trem que levava depósitos bancários da Escócia até Londres. O episódio aconteceu exatamente no dia 8 de agosto de 1963, e completa 50 anos em 2013.

A quadrilha agiu quando o trem passava pelo condado inglês de Buckinghamshire. Os bandidos estavam preparados e conseguiram roubar cerca de 2.631.784 de libras esterlinas, que hoje equivalem a £46 milhões, ou 158 milhões de reais.

O crime parecia perfeito, mas algumas atitudes levaram os bandidos a acabarem nas mãos da polícia. Ao todo, o crime contava com a participação de 17 assaltantes, mas apenas 5 conseguiram escapar. Os outros membros da gangue foram presos, incluindo Ronald Biggs, que chegou a se refugiar no Brasil.

O crime aconteceu da seguinte forma: à meia-noite o grupo recebeu a informação de que o trem se aproximava. Assim, a gangue deixou seu esconderijo e seguiu para a fazenda Leatherslade. Eles usaram dois Land Rovers e um caminhão roubado do Exército.

Eles cobriram o sinal verde que dava passagem para o trem e usaram baterias para acender a luz amarela, que determina a parada do veículo na próxima estação. Na região de Sears Crossing, eles acenderam o sinal vermelho e fizeram o trem parar completamente.

Depois disso, só bastou cortar a linha do telefone de emergência e dar continuidade ao plano. Às 3 e meia da madruga, os criminosos entraram na locomotiva e renderam o maquinista com uma paulada na cabeça.

Parecia que tudo estava sob controle, e os bandidos começaram a pegar os malotes de dinheiro. Em seguida, um bandido destravou o encaixe de um vagão para separar a locomotiva e obrigou o maquinista a conduzir o trem até a ponte Bridego. Lá, outros bandidos do grupo estavam esperando para a fuga.

A gangue conseguiu levar os malotes de dinheiro até os veículos. Foram transportados, mais ou menos, 120 sacos de dinheiro.

Depois do crime, os bandidos voltaram para o esconderijo e começaram a ser perseguidos pela polícia. Eles acabaram fugindo e deixando impressões digitais por todo lado. Com isso, foi questão de tempo até a polícia britânica prender grande parte da quadrilha.

Esse crime marcou a história do Reino Unido e ficou conhecido como o "crime do século". A ação durou pouco tempo, e acabou dando origem a livros, documentários e filmes de ficção.

Dos 17 participantes do roubo, apenas quatro continuam vivos, entre eles Ronald Biggs e Douglas Gordon Goody. A maior parte dos integrantes da quadrilha foi condenada a 30 anos de prisão, mas muitos conseguiram fugir da cadeia de maneiras espetaculares.

Ronald Biggs, que fugiu para o Brasil, escapou da prisão subornando alguns guardas. Ele fugiu para o Brasil em 1970, casou-se com uma brasileira e teve um filho que também ficou famoso. Biggs é pai de Michael Biggs, o Mike, da Turma do Balão Mágico.

Depois de se tornar pai de família no Brasil, Ronald Biggs ganhou o direito de viver no país e não ser extraditado para a Inglaterra. Isso aconteceu porque a lei brasileira garante que qualquer estrangeiro que tenha um filho brasileiro não pode ser extraditado. No entanto, Biggs acabou se entregando à polícia inglesa no ano 2001.

De acordo com pesquisadores, o assalto ao trem pagador já rendeu 27 livros, 17 documentários de TV e quatro longas-metragens.


+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a "Assalto ao trem pagador":
 Crimes | 

 


Essa curiosidade foi lida 4516 Vezes | Tema: Históricas

Curiosidades Relevantes

Até mesmo os bebês acham que crimes merecem punição
Bebês com menos de 8 meses querem ver os malfeitores punidos, segundo um novo estudo. Em contraste, os bebês mais jovens preferem ver as pessoas sendo b...
Leram 5405 Vezes

Inicio da Ciência na Investigação de Crimes
O valor da ciência na investigação de crimes foi demonstrado pelo médico inglês Bernard Spilsbury. Em 1910, provou que o cadáver mutilado de uma mulher,...
Leram 5093 Vezes

Os Curiosos Estão Lendo:

Linha do Tempo das Grandes Invenções
5 mil anos - Tesoura Séc. IV - Boliche (Alemanha) Séc. XV...
Leram às 18:39:56 - 31/07/2014
Como os camelos armazenam água?
Os camelos apresentam corcovas formadas por gordura. Essa pa...
Leram às 18:39:55 - 31/07/2014
Quatro Curiosidades Sobre o Sexo
120 milhões de relações sexuais acontecem diariamente no mun...
Leram às 18:39:48 - 31/07/2014

Contato | Assinar RSS | Curiosidades no seu Email | Sitedecuriosidades.com - Todos direitos reservados |

Pesquisa Escolar, Curiosidades 10, Site de Jogos Online, Mensagens

Copyright © 2014 - Site de Curiosidades

Antes de copiar as curiosidades, leia aqui sobre as regras de distribuição de conteúdo.