Ciências

Aurora Boreal

A Aurora Boreal é um fenômeno óptico que acontece nos céus do norte da Terra.

A Aurora Boreal é um fenômeno de extrema beleza que pode ser visto apenas nos céus do Norte do planeta Terra. Trata-se de um fenômeno óptico muito brilhante e que acontece durante a noite nas proximidades das regiões dos polos.

A Aurora Boreal é resultado da colisão de partículas de vento solar com o campo magnético da Terra. Existem lendas asiáticas que afirmam que as pessoas que conseguem ver uma Aurora Boreal vivem felizes para sempre e têm mais fertilidade.

Uma região do planeta onde o fenômeno é comum é na Laponia, onde a Aurora Boreal acontece 200 dias por ano. A ciência explica a Aurora Boreal como um fenômeno luminoso característico das zonas polares e baseado na capacidade de excitação de átomos e moléculas.

O fenômeno é representado por um fotão luminoso, com cores verde-amareladas, que acontece em alturas entre 90 e 150 quilômetros. Também existem as chamadas auroras vermelhas, produzidas pelos átomos de oxigênio, e as auroras azuis, que são resultado de moléculas de hidrogênio.

ANÚNCIOS

De uma forma geral, as auroras boreais acontecem tanto no inverno quanto no verão, e só são visíveis durante a noite. Os meses mais comuns para o fenômeno são entre setembro e outubro, e fevereiro e março. Para avistar a Aurora Boreal, o melhor horário é às 23:30h.

Sobre o Autor