CuriosidadeCiênciasBuraco negro no centro da Via Láctea

Buraco negro no centro da Via Láctea

Img Mobile - Buraco negro no centro da Via Láctea
Img - Buraco negro no centro da Via Láctea




Após 16 anos de estudos, astrônomos alemães, juntamente com pesquisadores do Instituto Max-Planck para Física Extraterrestre, confirmaram que há um enorme buraco negro no centro da Via Láctea, galáxia onde fica a Terra.

O release do estudo, publicado na página do Max-Plank, conta que os especialistas rastrearam, por 16 anos, o movimento de 28 estrelas que circulam no centro da galáxia e conseguiram até medir a massa do buraco negro.

As órbitas estelares no centro da galáxia mostram que a concentração central de massa de 4 milhões de massas solares é um buraco negro, acima de qualquer dúvida.

Os buracos negros são objetos cuja gravidade é tão forte que sequer a luz lhes consegue escapar, por isto, são vistos como objetos extremamente perigosos de se lidar.

Embora os estudos lhes ratifiquem o poder destrutivo, absolvem-lhes pelo poder criativo: o cientista Robert Massy, da Sociedade Real Astronômica, confirma que as galáxias se formam em volta de buracos negros gigantescos e sem eles, dificilmente haveria concentração de massa suficiente para tal formação.

Não se assuste, todavia, com a comprovação do evento. Os pesquisadores do Max-Planck também calcularam a distância do centro da Via Láctea, onde está o buraco negro, para a Terra, e chegaram à grandeza de 27 mil anos-luz: não há probabilidade científica de a Terra cair nele.


Fonte:
http://www.nautilus.com.br/clientes/pontes/notas/2009/buraco.htm





Img - Buraco negro no centro da Via Láctea
+ Sobre essa Curiosidade: Buraco negro Via Láctea Estrela
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Tudo sobre Estrelas

    O que é uma estrela? Segundo a Enciclopédia Digital, uma Estrela é um objeto celeste, em geral de forma esferoidal, no interior do qual dominam temperatura...
    Leram 121928 Vezes

  • Poeira de Estrelas

    Pesquisadores da NASA, a Agência Espacial Norte-Americana, divulgaram a descoberta de poeira de estrelas, pequenas partículas que ficam depositadas nas área...
    Leram 10100 Vezes

  • Por que as estrelas piscam?

    Frequentemente, temos a impressão de vermos as estrelas piscando no céu. Na realidade, as estrelas não piscam, mas apenas provocam uma ilusão de ótica que n...
    Leram 44087 Vezes

  • A Posição do Sol na Via Láctea

    Todos sabem que a cada 28 dias aproximadamente, a Lua completa uma volta ao redor da Terra. Também é de conhecimento básico que a Terra, junto com a Lua, ex...
    Leram 26066 Vezes