CuriosidadeCiênciasCâmera digital do futuro com sensor de grafeno, mil vezes melhor

Câmera digital do futuro com sensor de grafeno, mil vezes melhor

Img Mobile - Câmera digital do futuro com sensor de grafeno, mil vezes melhor
Img - Câmera digital do futuro com sensor de grafeno, mil vezes melhor




A evolução tecnológica realmente está revolucionando a forma como vivemos e trabalhamos. Quem pensaria na década de 90 que em tão pouco tempo estaríamos utilizando smartphones, tablets e câmeras digitais para fazer fotos e vídeos em HD? Na remota era dos filmes fotográficos, no qual comprávamos dois rolos de 30 fotos cada para que rendessem durante toda a viagem, seria inconcebível imaginar uma câmera digital com sensor de grafeno. Mas, agora, isso está cada vez mais próximo de nós.

Um grupo de cientistas criou um novo sensor para câmeras digitais que é 1000 vezes mais sensível do que os sensores CCD e CMOS. Essa nova tecnologia vai tornar ainda mais fácil fotografar com qualidade sem ter que se preocupar com iluminação externa e secundária.

Essa nova câmera captura uma larga faixa do espectro eletromagnético, o que a torna mais rápida. Esses sensores também facilitam a fotografia em ambientes escuros.

O novo sensor, feito de grafeno, é adequado para todos os tipos de câmeras, como câmeras infravermelhas, de visão noturna, câmeras de alta velocidade, e câmeras de imageamento por satélite.

A nova tecnologia está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade Tecnológica Nanyang, em Cingapura. Segundo os estudiosos, o sensor de grafeno usa 10 vezes menos energia que os sensores tradicionais.

O desenvolvimento desse sensor foi comandado por Yongzhe Zhang, que determinou o uso do grafeno puro para criar nanoestruturas que aprisionam os elétrons criados pelo impacto dos fótons de luz por um tempo muito longo. Assim, o sinal elétrico se torna muito mais forte em cada pixel.

O resultado de tanta tecnologia é uma imagem mais clara, mais nítida e com mais qualidade. Infelizmente, essa maravilha ainda vai demorar um pouco para chegar ao mercado.

A equipe que trabalha no sensor aguarda uma parceria com a indústria para escalonar o protótipo do produto.





Img - Câmera digital do futuro com sensor de grafeno, mil vezes melhor
+ Sobre essa Curiosidade: Grafeno Webcam Câmera digital
Comentários:

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Cidade alemã é a primeira no mundo a proibir as cápsulas de café
  • Choking Game, A estúpida brincadeira que mata!
  • O Mito de Prometeu
  • Os Efeitos de uma Explosão Nuclear
  • Top 10 mitos populares que todo mundo acredita
  • O que é clinomania?
  • O que é unatractifobia?
  • Como identificar um Mentiroso

Você Sabia?

Em seus primórdios, a Coca-Cola era verde.