CuriosidadeSobrenaturalCaso das crianças que apareceram na Vila de Woolpit ainda é um mistério

Caso das crianças que apareceram na Vila de Woolpit ainda é um mistério

Img Mobile - Caso das crianças que apareceram na Vila de Woolpit ainda é um mistério
Img - Caso das crianças que apareceram na Vila de Woolpit ainda é um mistério




Ilustração das crianças verdes

As crianças apareceram não se sabe de onde. Eles falavam uma língua desconhecida, usavam estranhas roupas. Não comiam e tinham uma pele verde. Eles pareciam não ser deste mundo. Quem eram eles e de onde vieram?

Essas crianças misteriosas entram em nosso mundo através de uma janela do tempo, de outra dimensão ou emergiram do submundo? Depois de muitos anos, muitas pessoas têm se ocupado com estas questões, tentativas para encontrar uma explicação para essa estranha ocorrência que só torna o caso mais inexplicável.

A história começou há muito tempo atrás; as duas notáveis crianças foram descobertas na vila de Woolpit, em Suffolk ― UK. O incidente se deu durante o regime do rei Stephen da Inglaterra (1135-1154), numa época difícil. Os camponeses estavam trabalhando quando as duas crianças, um garoto e uma garota, repentinamente emergiram de um fosso profundo. As pessoas ficaram de olhos arregalados diante do fato.

Estavam vestidas com roupas de material nada familiar e suas peles eram verdes. Era impossível falar com eles por que tinham um dialeto desconhecido. Os dois foram levados para o dono do feudo, Sir Richard de Caline. Obviamente, eles estavam tristes e choraram por vários dias.

Os pequenos esverdeados se recusaram a comer e a beber qualquer coisa até que alguém ofereceu feijão ainda no talo para eles. Eles sobreviveram comendo feijão por vários meses. Mais tarde eles começaram a comer pão. O tempo passou, o pequeno e esverdeado garoto entrou em depressão, adoeceu e morreu. A garota adaptou-se melhor a sua nova situação. Ela aprendeu a falar inglês e gradualmente sua pele foi perdendo a cor verde. Mais tarde se tornou uma saudável jovem e se casou.

Ela era sempre perguntada sobre seu passado e de onde tinha vindo, mas tudo que falava só fazia aumentar o mistério sobre suas origens. Explicava que seu irmão e ela tinham vindo de "uma terra sem sol", com um perpétuo crepúsculo. Todos os habitantes eram verdes. Ela não tinha certeza exata onde se localizava sua terra. Ainda, ela chamava de "Luminous" a outra terra, que era cruzada por um "rio considerável" separando o mundo deles.

Também são inexplicáveis como as crianças apareceram naquele fosso. A garotinha disse que ela e seu irmão estavam procurando o rebanho do pai e seguiram por caverna escutando o som dos sinos. Vagaram na escuridão por um longo tempo até que acharam uma saída; de repente, eles ficaram cegos por um clarão de luz.

A luz do sol e a temperatura diferente deixaram-nos cansados; descansavam quando ouviram vozes, viram pessoas estranhas e tentaram fugir. Entretanto, não tiveram tempo de se mover da boca do fosso onde foram descobertos. As fontes originais dessa história são William de Newburgh e Ralph de Coggeeshall, dois cronistas ingleses do século 12.

Muitas explicações têm aparecido para o enigma das crianças verdes. Uma das teorias sugeridas é que as crianças eram imigrantes flamengas que sofreram perseguição. Seus pais teriam sido mortos e o garoto e a garota se esconderam na floresta. Esta idéia explicaria as roupas diferentes, mas não esclarece o fato das crianças falarem uma língua desconhecida, embora alguns habitantes locais achassem que era uma corruptela de flamengo.

Outros sugerem má nutrição ou o envenenamento por arsênico como a causa da pele verde. Também havia um rumor que um tio tentou envenenar as crianças, mas isso nunca foi confirmado. No entanto, outras pessoas como o astrônomo escocês, Duncan Lunan, sugeriam que as crianças eram alienígenas enviados de outro planeta para a Terra.

De acordo com outras teorias, as crianças vieram de um reino subterrâneo ou, possivelmente, de outra dimensão. Poderiam as crianças verdes de Woolpit ter vindo de um mundo paralelo, um lugar invisível ao olho nu? É importante lembrar que a garota disse que "não havia sol" no lugar de onde ela teria vindo. Disto se pode deduzir que ela habitava de um mundo subterrâneo. A verdadeira origem das crianças nunca foi descoberta e este caso continua um mistério.



---------------------------------------------------------

História Bem Contada

Por L. Cabus e Carol Beck

A Lenda dos Meninos Verdes é muito controversa. Atualmente, duas versões principais circulam na internet, mas a história destes personagens começa muito antes. O primeiro registro, do século XII e o segundo, do século XIX com variações que adentram ao século XX são, contudo, muito semelhantes nos principais elementos do enredo e tudo faz supor que o caso é um só, ainda mais antigo. É uma dessas anedotas que atravessam gerações até que sua origem se perde no tempo.

São diferenças entre as tradições: uma acontece no período entre 1135 a 1154, em plena Idade Média, no Reino Unido, em Suffolk, vila de Woolpit; a outra se passa em 1887, na Espanha, num lugarejo chamado Banjos. A terceira versão, mais recente, é reportada a 1906 e também se localiza na Espanha, em Bañolas ou Banyoles. O conto popular espanhol foi submetido às mais severas investigações.

A terceira versão é curiosamente enriquecida de detalhes documentais. Em 1985, um canal de televisão espanhol fez um programa sobre o tema com base no relato conforme foi pesquisado pelo escritor Jacques Bergier (Os Extraterrestres na História). Este relato identifica dois dos investigadores que tentaram esclarecer o episódio: um deles teria enviado pela Universidade de Barcelona e produziu um relatório que foi arquivado.

O segundo orientação suas investigações para a descoberta da localização de Banjos, que ficaria próximo a Barcelona, com auxílio da pesquisa etimológica. Outro espanhol que assinava Aitor Ondarrieta publicou, nos anos de 1990, a hipótese de Banyoles-Bañolas:

Bañolas é um povo envolto em muitos mistérios que rodeiam seu famoso lago... Em meados de abril de 1906... Foram encontrados perdidos uma menina de dez anos e um menino de onze na imediações de Bañolas. Eram crianças estranhas, olhos grandes, cabeça proeminente. Sua pele rugosa tinha um tom verde-escuro. Foram recolhidos por José, padre de Bañolas.

O vilarejo de Banjos e o padre José, jamais foram encontrados em investigações posteriores. Uma reportagem da revista Aluzzi (2004) e reproduzida no site PSICO-FXP afirma que o caso é espanhol e acrescenta detalhes espetaculares:

... Médicos e químicos, procedentes da capital catalã, se dirigiram ao pequeno pueblo para estudar o caso e logo comprovaram que a constituição orgânica das estranhas criaturas era diferente da humana. Não tinham pâncreas e possuíam um só pulmão ainda que este apresentasse um tamanho maior que o pulmão normal. Pelo estudo da constituição da pele se descobriu a existência de fibras desconhecidas na Terra.

As diferentes versões se referem ao mundo subterrâneo de onde teriam vindo às crianças como uma "terra de luz crepuscular". A história de Woolpit insiste que as crianças foram atraídas para a caverna pelo som de capainhas ou um som melodioso. Já as crianças espanholas foram "transportadas" de modo mais violento: apanhadas por redemoinho ou arrastadas por uma massa de água. A narrativa mais mirabolante de Woolpit acrescenta: as crianças vieram de um "lugar cristão" chamado San Martin (Saint Martin's Land), a menina chamava-se Agnes e o som que ouviram foi o de "sinos de igreja"...

Evidentemente, ainda que haja um núcleo de verdade no caso, as duas versões básicas (inglesa e espanhola) e a última, de 1906, já relatam um fato corrompido por mais de uma vertente imaginativa, como se misturasse mitos de tempos diferentes. Seres que personificam a Natureza (duendes são verdes), habitantes de mundo paralelo ou mundo subterrâneo, e ainda o toque cristão dado ao conto com a introdução da "Terra de San Martin".

Paul Harris, um persistente investigador do assunto, publicou um ensaio no periódico Fortean Studies, em 1998, apresentando uma reconstituição dos fatos bastante plausível. Todo o episódio teria acontecido em época anterior e próxima ao reinado de Henrique II (Inglaterra). A data mais popular do aparecimento das crianças, na Inglaterra, é 1173, coincidindo com o início do governo daquele monarca, que perseguiu os mercadores flamengos (de Holanda) e os tecelões da Bélgica.

Foi uma mudança nas regras do jogo, pois, até então havia um bom fluxo daqueles comerciantes e artesãos na Inglaterra. Em 1173 houve uma batalha e grandes matanças. Harris propõe que as crianças eram flamengas provavelmente originárias do vilarejo de Fornham San Martin ― o que explicaria a referência à Saint Martin's Land, situada poucas milhas a noroeste de Woolpit (ou Wolf pit), separada desta vila pelo rio Lark. Com os pais, talvez, mortos nos conflitos da época, ou perdidos, as crianças escaparam de uma carnificina embrenhando-se na floresta ― Thetfort Forest, lugar envolto em sombras, o mundo de luz crepuscular, ao qual amenina se referiu. Perderam a noção do tempo e ficaram mal-nutridos, inclusive de sol, o que deve ter produzido chlorosis, que é o esverdeamento gradual da pele.

Os sinos ouvidos pertenceriam, então, a uma igreja próxima, do cemitério St. Edmunds. Harris informa, ainda, que entre os dois vilarejos existem muitas passagens subterrâneas de antigas minas. As crianças podem ter passado um bom tempo perdidas nestas profundezas sem luz e emergiram em território inglês, com uma aparência descomposta, usando roupas flamengas e falando um dialeto desconhecido da população de Woolpit. A teoria de Harris parece encerrar qualquer polêmica sobre As Crianças Verdes do Folclore Europeu, explicando os detalhes recorrentes e pormenores mais exóticos.





Img - Caso das crianças que apareceram na Vila de Woolpit ainda é um mistério
+ Sobre essa Curiosidade: Crianças Verdes Mundo paralelo
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Top 10 estereótipos famosos entre as pessoas

    Os estereótipos são aquelas definições ou imagens prontas que todos os seres humanos têm em sua mente. Este tipo de comportamento pode ser definido como um ...
    Leram 19720 Vezes

  • Origem da expressão Bug

    Os primeiros computadores eram grandes e utilizavam válvulas. Como consequência, as salas nas quais ficavam em funcionamento os tais "monstros" (em comp...
    Leram 15713 Vezes

  • O inverno de Tambora

    O inverno de Tambora é uma referência à maior explosão vulcânica que aconteceu na Terra nos últimos 10 mil anos. O fenômeno ocorreu no monte Tambora, locali...
    Leram 4992 Vezes

  • Curiosidades sobre a série Suits

    A primeira temporada da série Suits estreou no dia 23 de junho de 2011. De lá para cá, a série se tornou uma sensação mundial e já está na fase de produção ...
    Leram 4761 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Usos bizarros para secreções humanas
  • Qual chuveiro é mais ecológico?
  • Algumas lendas que são reais
  • Quantos dias por ano temos que trabalhar para pagar impostos?
  • Como fazer uma baliza perfeita
  • Quais as lendas urbanas mais famosas no Brasil e no Mundo?
  • Data histórica: 20/02 de 2002
  • Sabe porque devemos pegar os CDs e Dvds pelas bordas...

Você Sabia?

A Casa Branca tem 13092 facas, garfos e colheres.