CuriosidadeUniversoChuva de Meteoros do dia 30 de julho de 2014

Chuva de Meteoros do dia 30 de julho de 2014

Img Mobile - Chuva de Meteoros do dia 30 de julho de 2014
Img - Chuva de Meteoros do dia 30 de julho de 2014




As chuvas de meteoros são eventos que acontecem todos os anos e garantem um belo espetáculo natural para o homem. Esses fenômenos são caracterizados por um grupo de meteoros que podem ser observados no céu.

Segundo pesquisadores, a chuva de meteoros é causada pela entrada de detritos do espaço na atmosfera da Terra a velocidades muito altas. Essas chuvas são resultado de um tipo de interação entre um cometa e a Terra, sendo que um material do próprio cometa se desprende da órbita e cruza o céu do planeta.

Normalmente, quando os meteoros se aproximam da atmosfera terrestre, eles se desintegram e nem chegam a atingir a superfície do planeta. No entanto, nas chuvas de meteoros, o número de interações é muito grande, podendo chegar à marca de até mil meteoros por hora.

Apesar de não serem frequentes, as chuvas de meteoros são eventos que podem ser avistados pelos seres humanos a olho nu. No dia 30 de julho de 2014, uma intensa chuva de meteoros pode ser vista nos céus do Brasil. O fenômeno também foi apreciado em todos os países do Hemifério Sul.

A chuva de meteoros de 2014 foi dupla e recebeu os nomes de delta-aquáridas do sul e alfa-capricornidas. Para acompanhar esse tipo de evento não é necessário nenhum equipamento especial.

A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) fez uma transmissão ao vivo da chuva de meteoros em seu site. Durante o fenômeno, o céu da Terra ficou mais cintilante.

É comum que a chuva de meteoros aconteça anualmente, entre os dias 14 de julho e 18 de agosto. Segundo a American Meteor Society, neste evento é possível visualizar de 15 a 20 meteoros por hora, atingindo uma velocidade de aproximadamente 145 mil km/h.





Img - Chuva de Meteoros do dia 30 de julho de 2014
+ Sobre essa Curiosidade: Meteoro Cometa
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Meteorologista é formado em que?

    O meteorologista é um profissional que se dedica aos eventos relacionados ao clima, como as chuvas, os ventos, as temperaturas, a umidade relativa do ar e a...
    Leram 764 Vezes

  • Meteoros

    Os meteoros são corpos provenientes do espaço que bombardeiam a Terra, atingindo nossa atmosfera com velocidades elevadas. As massas desses corpos podem var...
    Leram 15454 Vezes

  • Cometa Nibiru

    Com a proximidade da data marcada para mais um “apocalipse”, dia 21 de dezembro de 2012, muito se fala sobre o cometa, ou planeta, Nibiru. O grande respo...
    Leram 15872 Vezes

  • O Registro Mais Antigo de Um Cometa

    Constelação tem como conceito um determinado grupo de estrelas, vulgarmente conhecido como o coletivo de estrelas, na verdade representam para os astronômos...
    Leram 13465 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • 14 bons usos para o sal
  • Quais os nichos mais populares da internet?
  • O Triângulo das Bermudas - Base Secreta de Ovnis
  • Curiosidades sobre Carros
  • A fruta comida por Adão e Eva
  • Por que existe 110v e 200v?
  • O Transrápido 07 da Alemanha
  • Video Game chamado Visor transforma jogos em realidade virtual

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.