CuriosidadeTecnologiaCidade americana rejeita painéis solares com medo deles sugarem toda energia do sol

Cidade americana rejeita painéis solares com medo deles sugarem toda energia do sol

Img Mobile - Cidade americana rejeita painéis solares com medo deles sugarem toda energia do sol
Img - Cidade americana rejeita painéis solares com medo deles sugarem toda energia do sol




Algo curioso, e um pouco assustador, aconteceu na cidade de Woodland, localizada no condado de Northampton, na Carolina do Norte.

A cidade, de acordo com o US Census Bureau, conta com cerca de 57 mil habitantes, se opôs, terminantemente, à proposta da empresa Strata Solar para construir uma fazenda de energia solar ao longo de uma de suas estradas.

O motivo? Eles têm receio de que os painéis suguem a energia solar, impedindo a fotossíntese e o desenvolvimento natural das plantas.

O jornal The Independent entrevistou um dos moradores, Bobby Mann, que se mostrou bastante convencido a respeito do impacto negativo que os painéis solares iriam causar na agricultura da região.

Uma professora de ciências reformada, chamada Jane Mann, externou outra preocupação: ela relaciona alguns casos de câncer, ocorridos em outras comunidades, à proximidade aos painéis solares.

Em comunicado oficial, a empresa Strata Solar garantiu que os procedimentos são absolutamente seguros, sem qualquer impacto negativo, mas os habitantes da pequena cidade de Woodland não se convenceram e rejeitaram solenemente a instalação dos painéis.

Nos Estados Unidos ainda existem muitas comunidades que apresentam sérias dificuldades em aceitar o novo e encarar a ciência como um avanço para a humanidade. Esse comportamento tem forte relação com as crenças religiosas dessas pessoas, que enxergam os cientistas como inimigos do cristianismo, e rejeitam a própria teoria da evolução de Darwin.

Outros feitos científicos comprovados não passam de boatos para pessoas que não acreditam na ciência. Até hoje existem pessoas que não acreditam que o homem foi à lua. E há um grupo organizado que questiona o formato elíptico da Terra, para eles Galileu estava redondamente enganado!

Mas, como funcionam os painéis solares e porque é possível afirmar que são 100% seguros?


Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que existem duas formas diferentes de reaproveitamento. A primeira é utilizando a luz solar apenas para aquecimento, nesse caso é usada uma placa de superfície escura que absorve os raios solares e os transforma em calor. A segunda é converter diretamente a energia solar em energia elétrica. Para isso, são construídas placas compostas por células solares produzidas com materiais semicondudores, como o silício. Essas células são chamadas de fotovoltaicas.

O processo de transformação de energia solar em energia elétrica ocorre quando os fótons (partículas de luz solar) colidem com os átomos contidos na placa, estimulando o deslocamento dos elétrons e formando, assim, uma pequena corrente elétrica que pode ser direcionada conforme a necessidade.

Esse processo envolvendo células fotovoltaicas foi consequência dos estudos realizados pelo físico alemão Heinrich R. Hertz, em 1887.

Hoje em dia é muito comum utilizar a energia solar para alimentar equipamentos eletrônicos. Cada metro quadrado de placa coletora é capaz de fornecer 170 watts, algo em torno da energia suficiente para acender três lâmpadas comuns de 60 watts.

Por ser ilimitada e totalmente renovável, a energia solar consiste em uma das energias limpas mais economicamente atrativas e ecologicamente corretas.

Para realizar a extração não é necessária a queima de combustíveis fósseis, não produz poluição sonora e são praticamente livres de manutenção.

Esperamos que um dia, o pequeno povoado de Woodland, possa abrir suas mentes e aceitar os avanços da ciência como sendo os verdadeiros milagres que o próprio homem é capaz de realizar.

Referências:
Mundo estranho, Pt Jornal e TVi 24.





Img - Cidade americana rejeita painéis solares com medo deles sugarem toda energia do sol
+ Sobre essa Curiosidade: Energia Solar Energias Alternativas Sol
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • O Enigma dos Neutrinos Solares Desaparecidos

    O Enigma dos Neutrinos Solares Desaparecidos Sabe-se que a luminosidade das estrelas tem a sua origem nas reações termonucleares que se processam no seu in...
    Leram 11285 Vezes

  • Para que serve a gasolina aditivada?

    Quando vai abastecer seu carro, você escolhe gasolina comum ou aditivada? Você sabe a diferença entre esses dois tipos de combustíveis vendidos no Brasil? ...
    Leram 34980 Vezes

  • Quais os perigos de inalar gasolina?

    Quando vamos ao posto de gasolina, dificilmente vemos algum frentista utilizando equipamentos de proteção individual. Essa situação expõe o profissional a u...
    Leram 44158 Vezes

  • Japonês de 14 anos solta um Hadouken

    A revista japonesa Chi in Action vol 38, descreveu a primeira manifestação voluntaria de energia termocinética luminosa (hadouken) em um laboratório com con...
    Leram 51204 Vezes

  • Por que soluçamos?

    O soluço é algo bastante incômodo para muitas pessoas, e pode acontecer a qualquer momento. O soluço é causado por uma irritação momentânea no nervo frênico...
    Leram 4379 Vezes

  • Top 10 dicas para curar o soluço

    Quem nunca passou por uma crise de soluços num momento inapropriado? Os soluços são reflexos do Nervo Vago e, normalmente, estão relacionados a problemas di...
    Leram 14127 Vezes

  • Curiosidades sobre nosso sistema solar

    * O ano bissexto ocorre a cada quatro anos e tem o mês de fevereiro um dia de acréscimo (o dia 29). Isso é bastante sabido, mas sabes o porquê disso? ...
    Leram 69443 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O que é a Bibliofobia?
  • O Enigma da Antimatéria de Dan Brown (Filme Anjos e Demonios)
  • 14 histórias de infestações de criaturas nojentas
  • Tempestade Magnética (Tempestade Solar)
  • Ectoplasmia e Ectoplasma
  • O que não se pode comer durante a gravidez?
  • Frases Sábias
  • Significado de Curiosidade

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.