CuriosidadeTecnologiaCientista da IBM é primeira mulher a receber (Nobel da Informática)

Cientista da IBM é primeira mulher a receber (Nobel da Informática)

Img Mobile - Cientista da IBM é primeira mulher a receber (Nobel da Informática)
Img - Cientista da IBM é primeira mulher a receber (Nobel da Informática)




A cientista norte-americana da IBM, Frances Allen, vai entrar para a História como sendo a primeira mulher a receber o prémio Turing, uma espécie de «Nobel da Informática» que já possui 40 anos de existência.

Aos 75 anos, Allen irá receber o prémio em Junho e 100 mil dólares pelos seus trabalhos por optimizar os programas que traduzem linguagens informáticas entre si, utilizados em campos tão distintos como previsões meteorológicas e da segurança nacional.

Allen chegou à IBM em 1957, após completar um mestrado em Matemática na Universidade de Michigan. “Tive a boa sorte de trabalhar em grandes projectos com bons instrumentos”, disse a cientista, que, entre outras coisas, projectou softwares para a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês).Embora se tenha aposentado em 2002, Allen continuou a trabalhar em programas para encorajar mulheres e jovens a estudar informática. Desde a primeira edição do prémio, em 1966, que o Turing premiou avanços nos campos da inteligência artificial, prémios esses que sempre foram atribuídos a homens.





Img - Cientista da IBM é primeira mulher a receber (Nobel da Informática)
+ Sobre essa Curiosidade: Premio Nobel Infomática
Comentários: