CuriosidadeCiênciasCientistas espanhóis podem ter descoberto uma cura para o câncer

Cientistas espanhóis podem ter descoberto uma cura para o câncer

Img Mobile - Cientistas espanhóis podem ter descoberto uma cura para o câncer
Img - Cientistas espanhóis podem ter descoberto uma cura para o câncer




Um grupo de cientistas espanhóis abriu um caminho de esperança para quem busca a cura do câncer. De acordo com um estudo realizado em Barcelona, existe uma nova compreensão sobre as células cancerosas que provocam a metástase, que é a disseminação do câncer para diferentes órgãos.

A pesquisa que ocorreu no IRB Barcelona identificou as células responsáveis pelo início e formação de metástases em diferentes tipos de tumores humanos. O objetivo do estudo era compreender como a disseminação das células cancerosas acontece em tecidos e órgãos.

No estudo, ratos receberam uma dieta rica em gordura e desenvolveram metástases mais agressivas. Isso permitiu aos pesquisadores concluir que a ingestão de gordura poderia aumentar o processo de metástase.

Já na ausência da proteína CD36, os tumores humanos analisados não desenvolveram metástase. Além disso, a inibição da proteína também reduziu drasticamente o tamanho das metástases já existentes.


Detalhes sobre o estudo



Os pesquisadores descobriram células metastáticas CD36 em amostras de pacientes com câncer oral em diferentes graus de agressividade. Dos tumores analisados, poucos apresentavam o perfil para gerar metástases, mas com a adição da proteína CD36 grande parte dos tumores se tornou metastático.

O efeito testemunhado pela equipe em relação à proteína CD36 em células cancerosas foi o mesmo em melanomas, câncer de mama, câncer de ovário, bexiga e pulmão. Os pesquisadores concordam que, mesmo que os testes não tenham sido feitos em todas as formas de câncer, é possível afirmar que a proteína CD36 é um marcador geral para a metástase das células cancerosas.

Com essa descoberta, será possível investir em novas pesquisas sobre a proteína CD36, a fim de determinar seu papel na distribuição de metástases nas células cancerosas. Outro ponto importante é que os pesquisadores conseguirão determinar porque essas células são tão sensíveis à gordura.

No estudo espanhol, quando os ratos inoculados com um tipo de câncer bucal receberam uma dieta rica em gordura, com um consumo 15% acima do normal, 30% dos animais desenvolveram metástases. Já com uma quantidade muito maior de gordura no sangue, cerca de 80% dos ratos desenvolveram metástases numerosas e grandes.


Conclusões do Estudo



A proteína CD36, que absorve a gordura da membrana celular, é um fator que determina se as células tumorais se tornarão metastáticas. Segundo os cientistas, parece haver uma ligação direta entre a ingestão de gordura e o aumento no potencial metastático de vários tipos de câncer.

Agora, a equipe do IRB Barcelona está buscando desenvolver anticorpos contra a proteína CD36, com potencial para tratar metástases em pacientes com câncer. Com isso, os pesquisadores abriram novas possibilidades de tratamento para a doença, que, futuramente, poderão diminuir drasticamente as chances de metástases em pacientes com câncer.


Fonte: The Hearty Soul.





Img - Cientistas espanhóis podem ter descoberto uma cura para o câncer
+ Sobre essa Curiosidade: Câncer
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • É possível comer carne de urubu?
  • Como a descarga elétrica de um relâmpago pode quebrar concreto?
  • Terceira Profecia de Fátima (Documentário em Vídeo)
  • Os Nomes do Brasil
  • Principais expressões usadas na internet
  • Nabucodonosor
  • Quais os experimentos mais bizarros da história?
  • Curiosidades sobre as batidas do coração

Você Sabia?

Só os mamíferos bocejam.