CuriosidadeMundo BizarroCivilização Egéia

Civilização Egéia

Img Mobile - Civilização Egéia
Img - Civilização Egéia




Civilização Egéia, termo utilizado para referir-se à Idade do Bronze que se desenvolveu (3000-1200 a.C.) às margens do mar Egeu, na ilha de Creta, nas ilhas Cíclades e no centro da Grécia. Suas principais culturas foram a minóica, que floresceu em Creta e alcançou seu apogeu em meados da Idade do Bronze (c. 2000-1450 a.C.), especialmente, em Cnossos e Festos; e a micênica, que se desenvolveu no final da Idade do Bronze (c. 1450-1100 a.C.) em Micenas, Tirinto e Pilos.

Os escritores da Grécia antiga contavam histórias de uma remota ‘ idade dos heróis’ mas não se conheceu nada de concreto, sobre a civilização egéia, até fins de século XIX, quando começaram as escavações arqueológicas nos sítios das legendárias cidades de Tróia, Micenas, Cnossos, e outros centros da Idade do Bronze. Ver também Minotauro; Minos; Guerra de Tróia; Agamenon; Arte e arquitetura das Cíclades; Arthur Evans


A máscara de Agamenon
A chamada máscara de Agamenon foi encontrada em uma tumba micênica por Heinrich Schliemann em 1876. Embora este acreditasse ter descoberto as tumbas dos heróis da Guerra de Tróia, os túmulos e a máscara pertencem realmente a uma fase anterior da cultura micênica que, junto com a cultura minóica, faz parte da civilização do Egeu.
Ao lado a máscara de Agamenon


A Porta dos Leões
A Porta dos Leões, situada no muro exterior que rodeia o palácio de Micenas (construído por volta de 1300 a.C.), foi construída em pedra calcária. Sobre o grande dintel, vários blocos de pedra formam um triângulo, no qual encontram-se leões em relevo, talhados de ambos os lados de uma coluna sagrada minóica. As cabeças das feras, que não foram conservadas, eram peças independentes feitas de metal ou de pedra.


Fonte:
http://br.geocities.com/civilizacao4000ac/index_civi_egeia.html





Img - Civilização Egéia
Comentários:

Curiosidades Relevantes