CuriosidadeCiênciasCoisas que você não sabia sobre a história da Terra

Coisas que você não sabia sobre a história da Terra

Img Mobile - Coisas que você não sabia sobre a história da Terra
Img - Coisas que você não sabia sobre a história da Terra




Na ficção científica, alguns planetas são povoados por alienígenas e criaturas bizarras, além de serem cheios de ambientes estranhos. Nesse contexto, a Terra parece ser o planeta mais normal do universo, porém o passado do nosso planeta também guarda uma série de coisas estranhas.

Francamente, a Terra não é esse planeta certinho, chato e monótono do cosmos. Confira alguns fatos bizarros sobre a história da Terra.


1 – Florestas de Fungos – Há pelo menos 400 milhões de anos, as florestas da Terra não tinham árvores, mas sim fungos. Existiam florestas de cogumelos com mais de 20 metros de altura.

Em 1859, no Canadá, os cientistas começaram a escavar fósseis do que eles acreditavam ser troncos de árvores antigas, mas, em 2007, os pesquisadores descobriram que os achados eram, na verdade, fungos. O organismo foi chamado de Prototaxites.


2 – Mundo habitado por insetos gigantes – Há 358 milhões de anos, os níveis de oxigênio na atmosfera eram até 15 por cento mais elevados do que são hoje. Essa característica favoreceu uma abundância repentina de vida vegetal. Os insetos da época eram gigantes. Os escorpiões eram do tamanho de cães, e as lagartas pareciam sucuris.


3 – Planeta Roxo – A órbita da Terra era roxa há 3 ou 4 bilhões de anos atrás. A razão da tonalidade era a vegetação que cobria o planeta. Os cientistas acreditam que, por algum tempo, os organismos de cor roxa foram muito abundantes na Terra.


4 – Terra com Duas Luas - Os cientistas acreditam que a Terra realmente tinha duas luas por um período de cerca de 80 milhões de anos.


5 – Impactos de asteróides enormes – Nosso planeta já teve de suportar impactos de meteoros tão grandes ou maiores do que aquele que matou os dinossauros. Há cerca de 4,5 a 3,5 bilhões de anos, a Terra era constantemente bombardeada por rochas.


6 - A vida pode ter se originado em Marte – Cientistas acreditam que seja muito provável que a vida tenha se originado em Marte. Há bilhões de anos, o ambiente em Marte era realmente mais hospitaleiro do que a Terra. O planeta vermelho tinha muito oxigênio e elementos que favoreciam a vida de microrganismos. Esses seres teriam chegado à Terra por meio de meteoros.





Img - Coisas que você não sabia sobre a história da Terra
+ Sobre essa Curiosidade: Terra Coisas que você não sabia
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • A Segunda Lua da Terra

    De1846 até o presente por Paul Schlyter Em 1846, Frederic Petit, diretor do observatório de Toulouse, anunciou que uma segunda lua da Terra tinha sido d...
    Leram 37625 Vezes

  • Aquaterrários

    CURIOSIDADE: MONTAGEM DE AQUATERRÁRIOS Um aquaterrário ou um terrário deve seguir algumas normas para que os organismos que viverão nele, não sejam prejudi...
    Leram 14835 Vezes

  • Luz da vida: A caça de uma outra Terra

    Há pouco mais de 400 anos, Galileu Galilei virou o seu telescópio recém-construído na direção da lua. O que ele viu ali o lembrou a nossa casa, o planeta Te...
    Leram 14210 Vezes

  • Como surgiu a Terra e o Sistema Solar

    O Sistema Solar surgiu a partir de uma Nebulosa (nuvem concentrada de matéria interestelar) Protosolar, que era uma nuvem de gás e poeira em rotação lenta o...
    Leram 88002 Vezes

  • Primeiro disco voador construído na Terra

    A NASA, Agência Espacial Americana, tem o projeto do primeiro disco voador construído no planeta Terra. Os pesquisadores e cientistas envolvidos no projeto ...
    Leram 25436 Vezes