CuriosidadeMundo BizarroComo agem os xampus e condicionadores em seu cabelo?

Como agem os xampus e condicionadores em seu cabelo?

Img Mobile - Como agem os xampus e condicionadores em seu cabelo?
Img - Como agem os xampus e condicionadores em seu cabelo?




Ambos possuem, em sua formulação, moléculas de surfactantes. Os xampus e condicionadores diferem, basicamente, na carga do surfactante: os xampus contém surfactantes aniônicos, enquanto que os condicionadores têm surfactantes catiônicos. Quando o cabelo está sujo, ele contém óleo em excesso e uma série de partículas de poeira e outras sujeiras que aderem à superfície do cabelo. Esta mistura é, geralmente, insolúvel em água - daí a necessidade de um xampu para o banho. O surfactante ajuda a solubilizar as sujeiras, e lava o cabelo.

Um problema surge do fato de que surfactantes aniônicos formam complexos estáveis com polímeros neutros ou proteínas, como é o caso da queratina. O cabelo, após o uso do xampu, fica carregado eletrostaticamente, devido a repulsão entre as moléculas de surfactantes (negativas) "ligadas" à queratina. É aí que entra o condicionador: os surfactantes catiônicos interagem fracamente com polímeros e proteínas neutras, e são capazes de se agregar e arrastar as moléculas de xampu que ainda estão no cabelo. Nos frascos de condicionadores existem, ainda, alguns produtos oleosos, para repor a oleosidade ao cabelo, que foi extraída com o xampu.

O cabelo, após o condicionador, fica menos carregado e, ainda, com mais oleosidade.

Segundo este critério, não existe xampu "2 em 1", ou seja, uma formulação capaz de conter tanto um surfactante aniônico como um catiônico. Os produtos encontrados no mercado que se dizem ser "xampu 2 em 1" são, na verdade, xampus com surfactantes neutros ou, ainda, surfactantes aniônicos com compostos oleosos, que minimizam o efeito eletrostático criado pelo xampu normal.





Img - Como agem os xampus e condicionadores em seu cabelo?
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O que acontecerá se um dia a terra parar de girar?
  • Como se mede a idade de uma árvore?
  • O Poder Presciente da Matemática
  • O Homem que mais casou no mundo...
  • Quais são as principais operações da Polícia Federal em curso contra a corrupção?
  • Quantas pessoas votam no Brasil?
  • Melhores formas de queimar gordura
  • Sete tipos de água e sua importância na manutenção da vida

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.