CuriosidadeCiênciasComo estimular o afeto através de fotografias de smartphone

Como estimular o afeto através de fotografias de smartphone

Img Mobile - Como estimular o afeto através de fotografias de smartphone
Img - Como estimular o afeto através de fotografias de smartphone




Todos os dias, somos apresentados a um grande número de imagens na internet. As fotografias estão massivamente nas redes sociais e, invariavelmente, despertam em nós emoções, sejam elas boas ou ruins.

Uma pesquisa recente, realizada com 41 participantes, tentou entender melhor estes sentimentos despertados pelas fotografias tiradas com smartphones e postadas na rede. O estudo investigou como a fotografia de smartphone pode ser importante para aumentar o afeto e a conexão entre as pessoas.


Os resultados do estudo



Este estudo de psicologia positiva foi conduzido por 4 semanas, com 41 participantes. Todas as pessoas foram instruídas a tirar uma foto por dia em uma das seguintes condições: uma selfie com expressão sorridente, uma foto de algo que a faria feliz e uma foto de algo que faria outra pessoa feliz.

Após 3 semanas, o afeto positivo dos participantes em todas as condições aumentou. Aqueles que tiraram fotos para fazer os outros felizes se tornaram menos ansiosos. Já o grupo que fez mais selfies conseguiu observar mudanças no sorriso ao longo do tempo. Por fim, o grupo que tirou fotos pensando na felicidade própria se tornou mais reflexivo.

De uma forma geral, a pesquisa comprovou que aqueles que tiravam fotos para fazer os outros felizes passaram a sentir mais vontade de se conectar com familiares e amigos. Eles também notaram que a atividade ajudava a aliviar o estresse.

Os psicólogos concluíram que a atividade de postar fotos positivas na internet ajuda a melhorar o bem-estar emocional e mental das pessoas, elevando seus níveis de felicidade. O estudo é a prova de que a tecnologia pode ser usada pelas pessoas para gerenciar melhor seu bem-estar emocional.

Neste contexto, a adoção de smartphones e mídias sociais traz novas oportunidades para medir e compartilhar emoções. Com estímulos à autopercepção, à autoeficácia e à interação social, os usuários de redes sociais conseguem fazer outras pessoas felizes e, consequentemente, se sentem mais felizes e satisfeitas. Este é um efeito positivo destas ferramentas.


A importância do bem-estar emocional



O bem-estar emocional é uma parte essencial da saúde mental, e apenas com emoções positivas podemos melhorar nossas funções cardiovasculares, hormonais e imunológicas. Sendo assim, as fotografias e as redes sociais devem ser usadas para promover comportamentos saudáveis e felizes, que despertem emoções positivas.

Comece a postar fotos alegres e bonitas em seu Instagram, Snapchat e Facebook e perceba como você se sentirá bem e aumentará sua resposta positiva nas redes. Lembre-se que um sorriso traz felicidade e que fazer o bem ao próximo também traz! Registre apenas coisas boas e colha os benefícios para a sua saúde e longevidade!


Fonte: Springeropen.





Img - Como estimular o afeto através de fotografias de smartphone
+ Sobre essa Curiosidade: Psicologia Relacionamento Estudo Emoção Selfie
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Conheça os mistérios da empresa que pretende levar seres humanos ao espaço em 2018
  • Como era o Brasil antes do PT e da Dilma?
  • Realidade Chocante: Coca-Cola e outros refrigerantes podem causar disfunção erétil
  • Na Internet, como são divididos os domínios para os países?
  • O que pode causar mau hálito?
  • A Cobertura da Imprensa Brasileira - Caso Chapeuzinho Vermelho
  • O que é Metal Maleável?
  • Onde a internet é mais rápida no mundo e qual sua velocidade?

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.