CuriosidadeCiênciasComo reverter a desertificação usando animais de pasto?

Como reverter a desertificação usando animais de pasto?

Img Mobile - Como reverter a desertificação usando animais de pasto?
Img - Como reverter a desertificação usando animais de pasto?




Num tempo de grandes desastres naturais e intensa degradação do meio ambiente, os homens ainda acreditam que podem reverter os problemas ambientais apenas com tecnologia. Na verdade, preservar a natureza e os recursos naturais não depende apenas de tecnologia, esperança ou boa vontade, mas depende de uma mudança de cultura e comportamento. Garantir o futuro das próximas gerações requer criatividade e ideias inovadoras. E é exatamente isso que Allan Savory propõe para o mundo.

Segundo esse pesquisador, a desertificação dos campos do mundo é a causa imediata da pobreza, da desagregação social, da violência, do genocídio cultural e das mudanças climáticas. Na década de 1960, enquanto trabalhava na África estudando os problemas relacionados ao aumento da pobreza e ao desaparecimento da vida selvagem, Savory fez um avanço significativo na compreensão da degradação e desertificação dos ecossistemas de pastagens. Depois de décadas de estudo e colaboração, milhares de gerentes de gado, terra e vida selvagem nos cinco continentes passaram a aplicar a metodologia que Savory chama de "Gestão Holística".

Em 1992, Savory e sua esposa, Jody Butterfield, formaram o Centro de Gestão Holística, no Zimbábue, na África. O local se tornou um centro de aprendizado e, em 2010, ganhou o desafio Buckminster Fuller com um trabalho que afirmava ser possível reverter a desertificação. No mesmo ano, ele e sua esposa, fundaram o Instituto Savory, em Boulder, no Colorado, Estados Unidos. O objetivo desse instituto é promover em grande escala a restauração de áreas desertificadas do mundo.

Em uma palestra de 20 minutos no TED talk, que está disponível na Internet, Allan Savory afirma que cerca de dois terços das pastagens do mundo estão acelerando as mudanças climáticas e têm causado o caos social em tradicionais sociedades de pastoreio.

Savory dedicou sua vida a parar a desertificação da Terra. Ele agora acredita que um fator surpresa pode proteger as pastagens e até mesmo recuperar a terra degradada que já foi transformada em deserto.

De acordo com o trabalho, com a ajuda de milhões de vacas e outros animais de pasto, o meio ambiente poderia ser salvo. Allan Savory afirma que os animais de pastagem, quando usados da maneira adequada, inibem as áreas de se transformarem em desertos.

Savory acredita que, há muito tempo, vem acontecendo um erro trágico e que os animais podem transformar o deserto em áreas verdes novamente. Ele afirma que o uso da técnica de Gestão Holística muda as características dos desertos.

De acordo com o biólogo, grandes rebanhos de gado e ovelhas são a melhor forma de reverter a desertificação das pastagens. Para ele, o movimento de grandes rebanhos através uma região protege o ambiente e evita o processo de desertificação, pois os animais deixariam uma camada protetora de estrume no solo. Esta mistura seria a base para que o solo pudesse crescer novamente no ano seguinte.

Savory acredita que o manejo holístico ajuda o clima ao evitar que seja usado fogo na tentativa de restaurar o solo, uma técnica que esgota a terra tirando dela suas camadas básicas.

Na página do Instituto Savory há diversos estudos de casos de reversão de desertificação na África, Austrália e América do Norte utilizando a Gestão Holística. Isso poderia reverter totalmente as mudanças climáticas e ajudaria a alimentar milhões de pessoas no mundo.

Veja o Vídeo (Somente em inglês):



Fonte: Ted.com





Img - Como reverter a desertificação usando animais de pasto?
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Nasa lança sonda Maven para estudar a órbita de Marte
  • O mistério das pirâmides Chinesas
  • Quais animais se alimentam de sangue?
  • Jardins Suspensos da Babilônia
  • Quais características uma miss universo deve ter?
  • Avistamentos de OVNIs em 2016: pilotos turcos relatam aparições de UFOS
  • Como o Google mapeia o fundo do mar?
  • LHC em experimento chega a 10 trilhões de Graus Celsius

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.