CuriosidadeCiênciasComo são produzidas as vacinas?

Como são produzidas as vacinas?

Img Mobile - Como são produzidas as vacinas?
Img - Como são produzidas as vacinas?




A criação da vacina exige vários processos experimentais e de pesquisa por tempo prolongado. Isso quer dizer que até uma vacina para uma doença chegar à população são necessários anos de estudo, análises, aplicações em cobaias e exames de reações. É importante ressaltar que, para que o trabalho seja desenvolvido, deve haver alto investimento financeiro, normalmente custeado por governos ou fundações.

O processo de pesquisa para uma vacina começa com o estudo do vírus ou da bactéria causadora da enfermidade. O objetivo da equipe é isolar o vírus ou bactéria em laboratório e observar como ele provoca a doença. Dessa forma é feita a vacina como atenuada ou inativada.

Quando a vacina está pronta, inicia-se a etapa de teste. Essa fase pode durar muitos anos e normalmente é paga por empresas farmacêuticas.

O teste é iniciado em adultos saudáveis. Nesse momento é observada a resposta imunológica da vacina e seus efeitos colaterais.

Obtendo sucesso, o público-alvo da vacina recebe a dose. A intenção é avaliar como é a resposta imunológica nas pessoas que realmente precisam do medicamento.

Se o resultado for satisfatório, o medicamento é espalhado pelo mundo inteiro para ser aplicado em pessoas com estilo de vida e ambientes totalmente diferentes. Nessa fase é importante avaliar a resposta imunológica e saber se fatores externos geográficos interferem no número de doses.

O processo final, que também demora muitos anos, é avaliar se, quando em uso, a vacina não apresenta efeitos colaterais ao longo do tempo.





Img - Como são produzidas as vacinas?
+ Sobre essa Curiosidade: Doença Vacina
Comentários:

Curiosidades Relevantes