CuriosidadeCotidianoComo são produzidos os peixes em lata?

Como são produzidos os peixes em lata?

Img Mobile - Como são produzidos os peixes em lata?
Img - Como são produzidos os peixes em lata?




Das várias opções de alimentos em conserva encontrados nos mercados, os peixes estão entre os mais consumidos pelos brasileiros. Para quem procura uma dieta rica em proteínas e Ômega 3, mas não tem muito tempo para a cozinha, os peixes em lata são as opções mais práticas para o dia a dia, por já virem prontos para o consumo.

Dentro da embalagem de aço, os peixes podem se manter conservados por até de quatro anos. Mas como é possível? O diretor industrial da fabricante de peixes enlatados Gomes da Costa, Adão Pereira de Sá, explica passo a passo este processo. Confira!

Pesca



A maior parte dos atuns e sardinhas pescados no Brasil vem do alto mar, entre as regiões de Laguna - SC e Cabo Frio - RJ. Como o abastecimento é insuficiente para atender à demanda nacional, é necessária também a importação das espécies (especialmente do atum).

Para controlar a pesca predatória, existem organizações que monitoram a sustentabilidade da atividade no mar. A pesca do atum é feita com a utilização de vara e isca viva. O uso de redes é proibido, pois ameaça a vida de outras espécies, como os golfinhos, por exemplo.

Nos barcos, os peixes são congelados e conduzidos de volta ao continente para, em seguida, serem descarregados nas fábricas de conserva.


Chegada à fábrica



Quando os peixes chegam à fábrica, eles são selecionados pelo tamanho e qualidade laboratorial. Os atuns com presença de mercúrio, por exemplo, são descartados.


Limpeza e Corte



Sardinha



As sardinhas precisam manter um padrão para entrar na lata. Isso é feito com uma máquina que realiza a seleção, limpeza – retirada das vísceras – e o corte padronizado. Há uma segunda filtragem feita manualmente.

Atum



No caso do atum, a limpeza é feita toda manualmente. Para isso, o mesmo passa por um pré-cozimento a 90ºC. Logo que sai desse ambiente quente, ele vai para uma sala mais fria, a 22°C, e com uma umidade impressionante de 100%.

Depois de passar por um choque de temperatura e umidade, a pele fica muito mais macia e fácil para ser removida. O processo se dá pela evisceração manual, seguida da retirada das espinhas, pele e escamas. Com uma faquinha, as funcionárias retiram a cabeça, barbatana e a cauda do peixe. Cerca de 50% dele é resíduo.

Nesta etapa, separa-se para uso apenas o lombo do atum, que é cortado em máquinas de formação de pastilhas e podem ser íntegras (para atum sólido) ou aparas (para atum em pedaços ou ralado).


Enlatamento



Depois de higienizar as latas, as sardinhas são colocadas manualmente dentro das mesmas. Já os atuns são colocados automaticamente.

Linha de Produção Peixe Enlatado

Em seguida, é adicionado o líquido de cobertura, que pode ser: óleo, azeite, molho de tomate, etc. – dependendo do sabor do pescado. Este líquido ocupará todo o espaço interno restante, não permitindo a permanência de ar.

Após essa etapa, as latas são hermeticamente fechadas (lacradas) e seguem para autoclaves, onde ocorre o processo de cozimento a 118º (sardinhas) ou 116º (atuns).

Linha de Produção Peixe Enlatado 2

A alta temperatura esteriliza a lata e mata todos os organismos vivos – como bactérias – e, no caso das sardinhas, derrete os ossos dos peixes, permitindo o seu consumo e, consequentemente, fazendo deste alimento uma riquíssima fonte de cálcio. A pressão feita pelo vapor desidrata o peixe, mas o líquido não sai da embalagem.

Em nenhum momento são incluídos ingredientes químicos (conservantes). A conservação dos peixes é feita de forma 100% natural.

Depois de sair do forno, as latas recebem a embalagem e são encaixotadas, prontas para serem enviadas aos supermercados de todo o país.

Lata Gomes da Costa

Gostou das informações? Agora você já sabe como são produzidos os atuns e sardinhas enlatados, alimentos deliciosamente saborosos, práticos e muito saudáveis!


Fonte: Com informações e fotos da Sax Comunicação – Frederico Cursino.

Revisão: Juliana Miranda





Img - Como são produzidos os peixes em lata?
+ Sobre essa Curiosidade: Comida Peixe Salsicha
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Como são produzidas as salsichas?

    As salsichas são feitas em linhas de produção automatizadas. Isso significa que a produção é quase que totalmente livre do contato humano. Ao contrário d...
    Leram 17290 Vezes

  • Poluentes na Comida do Dia a Dia

    Um estudo promovido em parceria entre o Greenpeace e a Universidade de Lancaster da Inglaterra revelou um novo método de medir os focos mundiais de poluiçã...
    Leram 11694 Vezes

  • Peixes Morrem de Barriga para Cima

    Por que os peixes morrem de barriga para cima? A resposta está em sua bexiga natatória! A grande maioria dos peixes possui um órgão chamado bexiga nat...
    Leram 15229 Vezes

  • Curiosidades sobre peixes

    O maior de todos os peixes é o tubarão-baleia, que pode alcançar um comprimento de 15 metros; e o menor peixe que se conhece é o Pandanka pygmanga, que vive...
    Leram 41148 Vezes

  • Encontrado peixe de 200 anos de idade

    Um peixe de aparentemente 200 anos de idade foi encontrado na costa do Alasca, por um residente do local chamado Henry Liebman. Essa descoberta poderia esta...
    Leram 9504 Vezes

  • A fruta comida por Adão e Eva

    Em nenhum lugar da Bíblia diz que o fruto comido por Adão e Eva no Jardim do Éden é uma maçã. O fruto é chamado o "fruto da árvore" (isto é, a Árvore do Con...
    Leram 51459 Vezes

  • Curiosidades sobre comida

    A Coca-Cola era originalmente verde, e a Islândia é o país com o maior consumo per capita do mundo. As maçãs são mais eficientes do que o café para mante...
    Leram 40014 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Origem da expressão Bug
  • 36 Curiosidades sobre o Canadá
  • Qual a pior dor que podemos sentir em nosso corpo?
  • Beber muita água pode matar?
  • Você é amigo dos seus amigos? Saiba o que os estudos sociais dizem sobre os laços de amizade!
  • Seleção das piores desculpas para faltar ao trabalho
  • Grafologia
  • Por que as aranhas não ficam presas em suas teias?

Você Sabia?

O único alimento que não apodrece é o mel.