CuriosidadeCiênciasComo se forma o petróleo?

Como se forma o petróleo?

Img Mobile - Como se forma o petróleo?
Img - Como se forma o petróleo?




O petróleo e seus derivados são extremamente importantes para a economia mundial, embora sejam considerados uma fonte de energia não renovável e extremamente prejudicial ao meio ambiente, por conta da poluição que promovem. O nome petróleo tem origem no latim e significa óleo de pedra.


Como o petróleo é formado no planeta?



O petróleo é um combustível formado em arenito ou rochas porosas que ficam no fundo dos oceanos. Por isso, existem plataformas de petróleo para explorar o combustível em diversos mares.

O petróleo tem como principais características sua cor escura, um aspecto viscoso e um cheiro forte. Ele é considerado a fonte número um de geração de energia no mundo, fazendo com que muitos países tenham uma grande dependência desse recurso.

Mãos sujas de petróleo

Além de ser usado como combustível, o petróleo também dá origem a derivados como plásticos, borrachas, fertilizantes, tintas e outros materiais.

O estágio inicial do petróleo bruto é chamado de crude. Ele é o resultado do acúmulo de organismos ricos em carbono no fundo dos oceanos. Essa matéria fica acumulada por milhares de anos, presa em um ambiente com baixo nível de oxigênio e repleto de sedimentos.

O processo de formação do petróleo é lento e complexo. Para que o combustível se forme, é preciso que a matéria orgânica fique em uma temperatura entre 65° e 75°C, sendo comprimida por camadas de sedimentos. Sendo assim, é necessário ter a condição ideal de pressão e calor para que o combustível se forme.

Os hidrocarbonetos do petróleo são compostos por hidrogênio e carbono. Após o surgimento do crude, o petróleo segue um caminho entre rochas porosas e não porosas. Para que ele chegue até a superfície é preciso que seja feita a perfuração da rocha que impede o caminho natural do combustível. Em seguida, é necessário usar equipamentos específicos para bombear o petróleo para a extração humana.


A importância do petróleo



O petróleo é um óleo de grande importância para a sociedade moderna. Ele é encontrado em abundância em regiões do mundo como Arábia Saudita, Rússia e China, e é consumido em larga escala por países como Estados Unidos, China e Japão, que são considerados grandes economias mundiais.

Plataforma de extração de petróleo

Em todos estes países, o petróleo é hoje a base econômica, responsável por movimentar a indústria e a geração de energia. As nações que têm as maiores reservas petrolíferas do mundo se destacam e se tornam mais competitivas economicamente.

Basicamente, a transformação da matéria orgânica em petróleo segue etapas, como a migração primária, que realiza a transformação da matéria orgânica na região da rocha sedimentar e o deslocamento do petróleo para áreas geológicas superiores; e a migração secundária, pela qual o petróleo se movimenta até uma rocha impermeável, onde fica preso até ser encontrado pelo homem.

Tipos de Plataformas de Petróleo

Resumo sobre a formação do petróleo



Existem várias teorias, mas a mais aceita é que o petróleo surgiu da decomposição orgânica e que ocorrem em algumas condições específicas:

1 - Ocorre o depósito e acúmulo de materiais orgânicos no fundo do mar, originando as bacias sedimentares.

2 - Ao decorrer de milhões de anos de ação de microrganismos, a pressão e o calor transformam o material orgânico em um subproduto viscoso de carbono e hidrogênio.

3 - Esse material viscoso se infiltra em rochas porosas e migra para lugares com pressão menor e continua seguindo curso até que encontre algo que o bloqueie.

4 - Aprisionado, ocorre o acúmulo de petróleo nos poros ou em fendas nas rochas, de onde ocorre sua extração. A reserva de gás fica bloqueada no alto do mesmo reservatório rochoso e o óleo logo a baixo.





Img - Como se forma o petróleo?
+ Sobre essa Curiosidade: Petróleo Óleo Combustível Energia
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A Origem da Conservação dos Alimentos
  • Homem Mariposa, Mothman
  • A Teoria de Planck
  • Cronologia do Vestibular no Brasil
  • Somente os dinossauros foram extintos da terra na queda do asteroide?
  • Coreia do Sul trata depressão com funeral falso
  • Quem inventou a tv por assinatura?
  • Missão Apollo 15 capta imagens de OVNIs perto da Lua

Você Sabia?

O nome mais comum e popular no mundo é Mohammed.