CuriosidadeCotidianoComo tirar o passaporte Brasileiro?

Como tirar o passaporte Brasileiro?

Img Mobile - Como tirar o passaporte Brasileiro?
Img - Como tirar o passaporte Brasileiro?




Qualquer brasileiro pode solicitar seu passaporte junto à Polícia Federal. O documento é fundamental para quem quer viajar para fora do país.

A emissão desse documento oficial, por parte do Departamento de Polícia Federal (DPF), é bem simples e não leva muito tempo. A primeira coisa a se fazer é acessar o site www.dpf.gov.br.

Clique em “Informações gerais e requerimento de passaporte”, em seguida selecione a localidade onde vai requerer o passaporte. Siga o passo-a-passo informado abaixo:

1 – No site da Polícia Federal clique em “emissão do passaporte” e preencha todo o formulário. Informe seus dados pessoais, confirme e clique em “gerar protocolo”, em seguida em “gerar GRU”, que é a Guia de Recolhimento da União, para pagamento da taxa de emissão.

2 – Pague a GRU e ligue para a Polícia Federal de seu município para agendar a data para levar os documentos (Se tiver dúvidas ligue para o número 194).

3 – Vá ao posto do DPF munido da documentação original exigida, GRU paga e protocolo da solicitação. Lembrando que não é necessário mais levar fotografia. A foto do passaporte é tirada no momento da entrega de documentos. Um dica é: deixe para assinar a documentação na frente do funcionário da Polícia Federal.

Depois de emitido, o passaporte será entregue ao titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo.

Saiba quais documentos são pedidos no processo:
1 - Documento de Identidade, para maiores de 12 anos (cédula de identidade, passaporte brasileiro anterior, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho e previdência social-CTPS)

Para quem já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio apresentar, além do documento de identidade, Certidão de Casamento atualizada.

Para crianças menores de 12 anos, pode-se apresentar a Certidão de Nascimento em substituição ao documento de identidade.

2 - Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição ou declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais.

3 - Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino.

4 - Certificado de Naturalização, para os Naturalizados.

5 - Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União, referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem.

6 - CPF do requerente ou do seu responsável.





Img - Como tirar o passaporte Brasileiro?
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Qual o primeiro avião a cair na história da aviação e o primeiro avião de passageiros a decolar?
  • A descoberta da aspirina
  • Por que o voto no Brasil é obrigatório?
  • A Origem do Nossso Chulé
  • Mistério no Vale da Morte
  • Parar de Fumar Não Engorda!
  • Qual é o combustível do Sol
  • Os maiores vazamentos de petróleo da história

Você Sabia?

Na Idade Média, os casamentos aconteciam sempre no mês de junho.