CuriosidadeCotidianoComo uma piada bem colocada pode beneficiar negociações de salário

Como uma piada bem colocada pode beneficiar negociações de salário

Img Mobile - Como uma piada bem colocada pode beneficiar negociações de salário
Img - Como uma piada bem colocada pode beneficiar negociações de salário




Para muitos empregos, os entrevistadores perguntam aos candidatos qual foi o último salário que receberam. Essa pergunta é feita pelos empregadores para que eles possam usar o salário anterior do candidato como um ponto de partida para a negociação salarial.

Nos Estados Unidos, Massachusetts se tornou o primeiro estado a banir perguntas sobre o salário passado durante uma entrevista de emprego. Com isso, a partir de 2018, será ilegal para os empregadores de Massachusetts questionar os candidatos a uma vaga sobre seus salários no último emprego. Um dos objetivos da lei é ajudar a reduzir a diferença salarial entre os trabalhadores do sexo masculino e feminino.

Uma pesquisa de ciência psicológica apontou que a informação sobre o salário anterior durante uma negociação tem uma influência significativa sobre a oferta final. Essa é uma estratégia para que os empregadores possam fazer ofertas com valores inferiores.


Como negociar um salário mais alto?



Muitos candidatos a uma vaga de emprego se sentem intimidados na hora de negociar um salário ou apresentar suas pretensões salariais. O maior medo é o de pedir um valor elevado e perder a oportunidade de emprego logo de cara.

De acordo com o cientista psicológico Todd J. Thorsteinson, da Universidade de Idaho, é possível utilizar uma espécie de ancoragem na hora da negociação salarial. Para ele, o simples fato de incorporar um comentário brincalhão ou uma piada inteligente sobre expectativas salariais implausíveis pode ser uma maneira relativamente fácil de espantar possíveis reações negativas por parte dos empregadores.

Aperto de Mãos - Trabalho

Em um experimento com mais de 200 estudantes universitários, os voluntários foram convidados a imaginar que estavam contratando um funcionário para uma posição de assistente administrativo. Eles já tinham encontrado um candidato que queriam contratar, mas ainda precisavam discutir o salário.

Na maioria dos casos, o candidato respondia que desejava um salário alto, mas que estaria disposto a aceitar um valor justo. Segundo o pesquisador, apenas alterando um pouco a resposta, o candidato poderia se sair melhor na entrevista. Entre as possibilidades, o candidato pode brincar com o fato de querer um salário alto.


Lei norte-americana



O pesquisador Thorsteinson acha que é possível que a nova legislação de Massachusetts tenha o potencial de reduzir pelo menos parte da diferença salarial entre os funcionários do sexo masculino e feminino. A nova lei não só proíbe perguntar informações sobre o salário anterior, como também exige que as organizações declarem os valores dos salários antecipadamente. Essas medidas devem ajudar os profissionais antes e durante as entrevistas.


Fonte: Psychological Science.





Img - Como uma piada bem colocada pode beneficiar negociações de salário
+ Sobre essa Curiosidade: Salário Emprego Pesquisa
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Qual foi o primeiro prédio do Brasil?
  • Como os ciclones tropicais se formam?
  • Top 10 brigas de celebridades mais comentadas de todos os tempos
  • Por que nossos antepassados morriam cedo se só comiam coisas saudáveis?
  • O que é uma pessoa Sapiosexual?
  • Curiosidades da Jamaica
  • Top 10 dubladores mais famosos do Brasil
  • A misteriosa Gouden Vliegtuigjes

Você Sabia?

O isqueiro foi inventado antes do fósforo.