CuriosidadeCotidianoComo viajar de graça nos aviões da FAB?

Como viajar de graça nos aviões da FAB?

Img Mobile - Como viajar de graça nos aviões da FAB?
Img - Como viajar de graça nos aviões da FAB?




Você já sonhou viajar naqueles aviões enormes e imponentes da FAB, a Força Aérea Brasileira? Pois saiba que qualquer cidadão brasileiro pode embarcar nestas aeronaves especiais e voar para qualquer canto do Brasil, e o melhor de tudo: de graça.

Esse serviço está disponível para os brasileiros e pode ser solicitado a qualquer momento, quantas vezes forem necessárias. Contudo, algumas regras são definidas para este serviço, pois é claro que os aviões da FAB não funcionam como voos comerciais regulares.

Para conseguir voar nas aeronaves da Força Aérea Brasileira basta um pouco de paciência. O serviço deve ser solicitado com bastante antecedência na sede do Correio Aéreo Nacional (CAN) da região onde será realizado o embarque. O interessado precisa fazer uma inscrição prévia, comparecendo pessoalmente ao posto do CAN, que pode estar instalado em uma base aérea.

Quais são os procedimentos para voar em um avião da FAB?



Em primeiro lugar, a pessoa interessada precisa preencher uma ficha de inscrição. Não é possível escolher o dia exato do voo, pois isso fica a cargo da Força Aérea. A pessoa terá disponível uma janela de 10 dias, nos quais o voo pode acontecer, caso apareça uma vaga na aeronave.

É importante lembrar que estes voos não têm horários e datas definidas. O passageiro precisa estar pronto para embarcar no momento em que for comunicado sobre uma oportunidade de voo para sua localidade de destino.

As vagas são limitadas e respeitam uma hierarquia. Oficiais da aeronáutica, da marinha, do exército e seus familiares têm total prioridade. Os voos mais concorridos são para a Amazônia e Rio de Janeiro.

Nestes voos especiais são utilizados aviões cargueiros C-130 Hércules, jatos C99, turboélices Bandeirante e Cessna C98 Caravan. Outro ponto que merece ser destacado: os aviões não têm serviço de bordo e nem banheiros.

Os brasileiros também têm o direito de solicitar à FAB o transporte aéreo de pessoas enfermas, por meio do serviço “Missões de Misericórdia”. Nestes casos, pode ser disponibilizado para o doente um avião com leito médico.

Crédito da imagem: C-130 Hercules.





Img - Como viajar de graça nos aviões da FAB?
+ Sobre essa Curiosidade: Turismo Avião
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quais são as músicas mais tristes do mundo?
  • Curiosidades sobre TOC
  • A confirmação da teoria da relatividade por aglomerados de galáxias
  • Ranking das principais doenças que afetam milhões de pessoas em todo o mundo
  • O Fruto Mais Light do Mundo
  • A maldição da boneca Emília
  • O Regelo de Tyndall
  • Curiosidades Curiosas 12

Você Sabia?

O isqueiro foi inventado antes do fósforo.