CuriosidadeAnimaisConheça a surpreendente estratégia das libélulas para evitar o assédio sexual dos machos

Conheça a surpreendente estratégia das libélulas para evitar o assédio sexual dos machos

Img Mobile - Conheça a surpreendente estratégia das libélulas para evitar o assédio sexual dos machos
Img - Conheça a surpreendente estratégia das libélulas para evitar o assédio sexual dos machos




A natureza nunca deixa de surpreender o homem. Desta vez, as libélulas fêmeas chamaram a atenção dos pesquisadores por conta da estratégia que utilizam para evitar o assédio sexual dos machos da espécie.

A técnica que as libélulas femininas desenvolveram para evitar que os machos de sua espécie as incomodem por causa de sexo é bastante curiosa e impressionante. Segundo os pesquisadores, as libélulas fingem a própria morte e se jogam das alturas, permanecendo inertes no chão até que os machos percebam que uma possível atividade sexual e reprodutiva está fora de cogitação.

A atitude é extremamente engraçada e inusitada. Graças ao seu corpo frágil e suas longas e finas asas, as libélulas são insetos muito rápidos, mas os pesquisadores não imaginavam que elas poderiam ser tão sagazes.


Estudo científico



Uma investigação do zoologista da Universidade de Zurique, Rassim Khelifa, mostrou pela primeira vez como os insetos carnívoros, incluindo as libélulas, fingem a própria morte como uma tática para evitar o acasalamento.

Khelifa coletou dados nos Alpes suíços e realizou diversos experimentos sobre como a temperatura pode afetar as larvas. Foi durante esse estudo científico que ele notou um comportamento muito incomum nas libélulas femininas da espécie Aeshna juncea. Esta espécie é nativa de regiões como Irlanda, Japão e América do Norte.

libélula verde

O pesquisador disse: "Enquanto eu estava pesquisando, assisti uma libélula se jogar no chão enquanto era perseguida por outras libélulas. Ao atingir o chão, a fêmea permaneceu imóvel".

O cientista chegou a pensar que a libélula estivesse inconsciente ou mesmo morta, mas para sua surpresa, depois que os machos partiram, ela retomou seu voo como se nada tivesse acontecido.

De acordo com estudos, existem apenas quatro outros casos de animais que fingem a própria morte, com ocorrências já registradas pela ciência. Isso acontece com duas espécies de moscas e espécies de aranhas, nas quais os machos fingem sua morte para evitar serem mortos após o acasalamento.

Em suas observações, Khelifa afirmou que as libélulas femininas fingem a morte para evitar que os machos da espécie possam interceptá-las para acasalar. Além disso, a pesquisa apontou que quanto maior é a presença de machos disputando a mesma fêmea, maior também é a chance da libélula feminina fingir estar morta. Dessa forma, ela escapa da concorrência masculina.

O pesquisador Rassim Khelifa considera que esse comportamento típico ocorre por uma questão de adaptação dos insetos a certas condições. Ele afirma que antes essa era uma tática anti-predação, mas agora tornou-se uma maneira de evitar a coerção masculina.

A origem desta adaptação pode ter relação com um conflito sexual da própria espécie, na qual o inseto de cada sexo adota estratégias reprodutivas mais convenientes para a sua própria sobrevivência.





Img - Conheça a surpreendente estratégia das libélulas para evitar o assédio sexual dos machos
+ Sobre essa Curiosidade: Libélula Inseto
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Tudo sobre o Inseto Vaga-lume (Pirilampo)

    O Vaga-lume, também conhecido como pirilampo, é um inseto bastante curioso e interessante, que faz parte da categoria dos coleópteros, caracterizados pelas ...
    Leram 5231 Vezes

  • Qual o inseto mais forte do mundo?

    Existem espécies de insetos que, apesar de apresentarem pouco tamanho e uma estrutura corporal limitada, se destacam pela força que possuem. Ao determinar q...
    Leram 23266 Vezes

  • Um inseto muito curioso | O louva-a-deus

    Este é um inseto de distribuição muito comum; pode ser encontrado nos jardins da maioria das casas, principalmente na periferia das cidades, nos campos e ma...
    Leram 186908 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quais são os carros híbridos comercializados no Brasil?
  • O que é o arco-íris de fogo?
  • O Homem que mais casou no mundo...
  • Civilização Egéia
  • Mitos da nutrição
  • Saiba onde ocorreu o maior raio do mundo
  • Aeromoto, a moto do futuro!
  • Veja como são formadas as estações do ano

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.