Img - Conheça as partículas subatômicas


Conheça as partículas subatômicas

Por: Juliana, Site de Curiosidades

Partícula é um termo utilizado na física. A partícula subatômica, como diz em seu próprio nome, é uma partícula menor que um átomo. Até determinada época acreditava-se que a menor partícula existente no mundo era um átomo.

O estudo mais aprofundado dessas partículas muito menores que um átomo começou no século 19. Nessa época foi constatada a existência de 200 partículas desse tipo. A existência dessas micro-partículas gerou pesquisas de relações e interações existentes no universo. Por isso, equações matemáticas mais complicadas foram elaboradas para estudar a existência desses micro-corpos.

Os nomes desses corpúsculos são estranhos: quarks. Eles ainda têm divisões, como quarks estranhos e quark do topo, por exemplo. Todos eles possuem dimensões menores que a de um átomo.

Na história, em 1987 foi descoberta a formação do átomo, do elétron e seu núcleo. Foi concluído então que a maior parte do átomo se encontra vazia, sendo que em seu núcleo está a maior parte de sua massa. O núcleo do átomo é quase 10 mil vezes menor que sua totalidade.

Os tipos mais comuns de partículas subatômicas são: partícula alfa, que se assemelha com o núcleo de hélio emitido em um processo de radioatividade, e partícula beta, emitida em um processo de desintegração nuclear.

São chamadas de partículas elementares as que não fazem parte do conjunto fundamental e formação da matéria. Exemplos: Quarks, Léptons e Bárions.

Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com


+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a "Conheça as partículas subatômicas":
 Quarks |   Léptons |   Bárions |   Partícula |   Átomo | 

 


Essa curiosidade foi lida 7483 Vezes | Tema: Ciências

Curiosidades Relevantes

A busca do princípio - O Átomo
A procura da substância primordial, do elemento comum, da matéria prima que compõe o Universo, começou há mais de 25 séculos com os gregos. O filósofo Tales...
Leram 21880 Vezes

A Partícula de Deus (Vídeo)
O LHC (sigla para [Large Hadron Collider] - ou gigantesco colisor de hadrões) localizado na fronteira entre a Suíça e a França, é o maior acelerador de part...
Leram 17095 Vezes

O que são aceleradores de partículas?
Os aceleradores de partículas são aparelhos que se assemelham a grandes túneis, com vários quilômetros de comprimento e que são utilizados para promover uma...
Leram 2634 Vezes