CuriosidadeCiênciasConheça todos os efeitos da maconha no seu corpo

Conheça todos os efeitos da maconha no seu corpo

Img Mobile - Conheça todos os efeitos da maconha no seu corpo
Img - Conheça todos os efeitos da maconha no seu corpo




Nos últimos anos, diversos países começaram a legalizar o uso da maconha recreativa. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cidade de Denver, capital do Estado do Colorado, tem recebido muitos estrangeiros que viajam atrás do chamado turismo canábico, já que por lá a legalização da maconha é uma realidade. Outros cinco estados norte-americanos também estão votando a legalização da droga.

Diante desta discussão, é bom apontar os efeitos positivos e negativos da maconha, para que as pessoas sejam capazes de julgar por conta própria e decidir se usam ou não a droga de forma recreativa.


Confira os principais efeitos da maconha no corpo humano



Muitos estudos têm mostrado os efeitos da maconha no corpo, seja no cérebro, no coração ou, até mesmo, nos órgãos sexuais.

Cannabis


Veja aqui todos os fatos que você precisa saber sobre a droga:



1 – A maconha é fumada, mas seus efeitos sobre os pulmões não são bem compreendidos. A pesquisadora Kathleen Wong explorou como a maconha afeta a função pulmonar. O estudo apontou que não está claro se fumar maconha é igualmente prejudicial aos pulmões quanto o tabagismo é.

Alguns achados já atribuíram propriedades anti-inflamatórias à maconha, com efeitos antitumorais que parecem inibir o desenvolvimento de vários tipos de câncer. Outros estudos afirmam que fumar maconha melhora a capacidade pulmonar. Em contrapartida, o uso frequente da maconha pode causar mais tosse e dor de garganta.

De forma oposta às afirmações positivas sobre os efeitos da maconha para os pulmões, uma outra pesquisa indicou que a droga pode levar à doença pulmonar obstrutiva crônica. Enquanto essas questões não estiverem esclarecidas, a melhor opção para os usuários é empregar um vaporizador.


2 – Outro estudo já realizado é sobre como o uso de maconha afeta a qualidade do sono. Especialistas concordam que a droga ajuda a adormecer, pois pode desempenhar um efeito calmante. Contudo, segundo o médico Dr. Kevin Hill, do McLean Hospital, afiliado da Harvard Medical School, a maconha interfere na fase restaurativa do sono, o que pode levar a noites dormidas sem qualidade.

Outro fato importante: pessoas que usam a maconha para induzir o sono podem apresentar insônia e crises de abstinência quando tentarem interromper o uso.


3 – Diversos estudos tentam apontar os efeitos da maconha no cérebro, principalmente no que se refere às doenças mentais. A droga já foi usada para tratar ansiedade, mas também já foi apontada como fator de risco para o desenvolvimento de esquizofrenia.

Os pesquisadores afirmam que o uso da droga intensifica a redução da percepção de riscos. Contudo, a maconha também já foi relacionada a um mecanismo de proteção do cérebro contra a doença de Alzheimer. De acordo com as descobertas do Instituto Salk, alguns compostos encontrados na maconha podem ajudar a remover do cérebro o amiloide beta, uma proteína tóxica associada à doença de Alzheimer.


4 – Em relação aos efeitos da maconha no coração, as pesquisas indicam que a droga pode aumentar o rendimento de atletas que praticam esportes intensos e competitivos. A droga também é benéfica para recuperar os músculos. Entretanto, ela foi apontada como um fator de elevação do ritmo cardíaco, o que pode aumentar as chances de um ataque do coração.


5 – A maconha também foi estudada quanto aos seus efeitos no sexo. A droga tem sido apontada como boa estratégia para aumentar a libido e, até mesmo, melhorar os orgasmos. Porém, o uso abusivo de maconha tem sido associado a uma menor contagem de espermatozoides em homens, o que pode levar ao risco de infertilidade.





Img - Conheça todos os efeitos da maconha no seu corpo
+ Sobre essa Curiosidade: maconha
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Como funciona a maconha

    Antes de começarmos a falar dos efeitos da maconha no organismo, vamos saber um pouco mais a respeito desta planta que durante muito tempo foi cultivada por...
    Leram 28204 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O que acontece quando você morre?
  • A Origem da Sauna
  • Como eliminar celulites?
  • Curiosidades sobre Roedores
  • A verdadeira idade dos cachorros
  • Origem e Funcionamento do Guindaste
  • As pessoas mais poderosas do mundo - 2009
  • Como repassar financiamento de carro ou moto?

Você Sabia?

O beija-flor tem o menor coração do reino animal.