CuriosidadeMundo BizarroCuriosidades da Nigéria

Curiosidades da Nigéria

Img Mobile - Curiosidades da Nigéria
Img - Curiosidades da Nigéria




Os países africanos são marcados por culturas milenares, diversas etnias, natureza exuberante, um povo acolhedor e tradições capazes de atrair os mais exigentes viajantes. Neste artigo, iremos desvendar um dos países mais emblemáticos do continente a africano: a Nigéria.


Listamos as principais curiosidades, seus dados demográficos e diversos outros fatos interessantes do país abaixo.



O território nigeriano é dividido em três porções de terra limitadas por seus principais rios: o Níger e o Benue. Aliás, o rio Níger é o terceiro maior rio da África.

O nome do país vem da junção do nome do rio e o equivalente em inglês da palavra área (niger+área). A Nigéria é dividida em 36 estados mais um território da capital federal, equivalente a Brasília no Brasil. A capital da Nigéria é a cidade de Abuja.

A Nigéria é o país mais populoso do continente africano, com uma população que ultrapassa os 148 milhões de habitantes.

Já que o assunto é população, acredita-se que o país passará a ser o mais populoso do mundo antes mesmo do ano 2100.

Atualmente, apenas 61% de toda a população do país é alfabetizada.

Lagos, Kano, Ibadan, Kaduna, Port Harcourt, Benin City, Maduri, Zaria, Aba e Jos são as cidades mais populosas do país.

A Nigéria possui mais de 250 grupos étnicos, sendo os hauçá, fulani, yorubá, igbo e ijaw os principais. Apesar da língua oficial do país ser o inglês, o país possui uma impressionante riqueza linguística, que soma mais de 500 línguas. Dentre elas as mais faladas são o hauçá, o igbo, o yorubá, o edo, o efik e o ibibio.

A Nigéria tem duas principais religiões: o cristianismo e o islamismo. Apesar dos praticantes da primeira se concentrarem ao sul do país e os da segunda no norte, choques entre os dois grupos têm sido frequentes.

Os estados de maioria muçulmana adotaram a lei Islã, chamada de shiria.

Apesar da economia da Nigéria ser equivalente à do estado de Oregon, nos Estados Unidos, e a economia que mais cresce no mundo, atingindo patamares de crescimento de impressionantes 9% ao ano.

Grande parte dos ganhos econômicos do país provém da exploração do petróleo, pois o país é um dos maiores produtores do mundo.

Outra importante fatia dos ganhos econômicos provém da indústria de cinema. A Nigéria possui a 3° maior indústria cinematográfica do mundo, perdendo apenas para Hollywood, nos Estados Unidos, e Bollywood, na Índia.

A homossexualidade é um grande tabu no país, já que é proibida, podendo gerar 10 anos de prisão para aqueles que praticam sexo com pessoas do mesmo gênero. Advogados se recusam a defenderem clientes gays e mesmo os ativistas dos direitos gays preferem agir de forma indireta e muitas vezes escondida.

No país são comercializadas bonecas extremamente parecidas com a Barbie, mas ao invés de serem brancas são negras e levam os trajes típicos das tribos africanas.

Um dos principais problemas do país é a atuação do grupo fundamentalista religioso chamado Boko Haram, que atua principalmente no norte do país. É comum que ataquem aldeias, matem os homens e sequestrem crianças.





Img - Curiosidades da Nigéria
+ Sobre essa Curiosidade: África Países
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O que é queimadura por congelamento?
  • O aeroporto de um país pertence a quem?
  • Top 10 slogans mais
  • Onde é mais frio? No Pólo Sul ou no Pólo Norte?
  • A descoberta da aspirina
  • Os Trapalhões em 1983: Profecia dos Trapalhões
  • Qual é o país que fabrica chapéus Panamá?
  • A História da Bíblia

Você Sabia?

Os monges tibetanos dormem em pé.