Img - Curiosidades do Peru


Curiosidades do Peru

Por: Juliana Miranda

O Peru é um país sul-americano que faz limite ao norte com o Equador e a Colômbia, a leste com o Brasil e a Bolívia, e ao sul com o Chile. O nome oficial do país é República do Peru – República del Perú.

A primeira curiosidade sobre esse país diz respeito ao nome dele. Não existem fontes oficiais que expliquem a origem da palavra Peru como nome ao país. A teoria mais aceita é que os espanhóis, ao chegarem ao Peru, perguntaram aos nativos qual era o nome do lugar, e tiveram como reposta: “Biru”. A palavra teria passado por uma evolução lingüística até chegar a Peru.

No Peru, a maioria da população fala os idiomas quíchua e aimará, línguas dos indígenas pré-colombianos. No entanto, o idioma oficial é mesmo o Espanhol.

Os peruanos são descendentes de ameríndios, europeus, negros, árabes e japoneses. Os povos incas habitavam a região do Peru antes da chegada dos europeus.

Com a colonização espanhola no país, um grande surto de vírus e bactérias acabou resultando na morte de muitos índios.

As maiores cidades do Peru são: Lima (capital), Arequipa, Trujillo, Cusco, Chiclayo, Huancayo, Chimbote, Iquitos e Piura. Outra curiosidade é que a moeda peruana é chamada de Novo Sol (Nuevo Sol).

O Peru também é conhecido pela região de Nazca, onde supostamente são vistos extraterrestres. O Peru também se destaca pelo número de sítios arqueológicos pré-colombianos que possui, como Cusco, Machu Pichu, Olamtaytambo e Sacsaihuaman.

Outro fato curioso é que no Peru existem mais de 3.000 variedades de batatas. Outro ponto inusitado é que o Peru possui um refrigerante de cola chamado Inca Cola, grande sucesso de vendas!


+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a "Curiosidades do Peru":
 America |   Países | 

 


Essa curiosidade foi lida 18130 Vezes | Tema: Históricas

Curiosidades Relevantes

Santos Padroeiros de Países e Profissões
SANTOS PADROEIROS: São os Santos invocados e venerados por motivos especiais. 1) PADROEIROS DOS PRINCIPAIS PAÍSES. ALEMANHA: - São Bonifácio. ARGENTI...
Leram 7950 Vezes