CuriosidadeMundo BizarroCuriosidades sobre a Bolívia

Curiosidades sobre a Bolívia

Img Mobile - Curiosidades sobre a Bolívia
Img - Curiosidades sobre a Bolívia




República boliviana tem 10 milhões de pessoas e uma imensa e atrativa diversidade cultural.

A Bolívia é um país extremamente plural. Esta diversidade está reproduzida até mesmo em seu nome oficial: Estado Plurinacional da Bolívia. O território fica na América do Sul, e antes da colonização espanhola era área de nativos do Império Inca. Alguns dos vestígios de suas habitações, com mais de 10 mil anos, de existência ainda sobrevivem, mostrando como viviam os antigos povos da era pré-colombiana.

Toda essa diversidade se traduz na matriz etnológica. A população boliviana de hoje em dia é composta por indígenas, mestiços, africanos, descendentes diretos de espanhóis e outros povos nativos. Além do espanhol, a Bolívia possui pelo menos mais trinta idiomas indígenas que são considerados legalmente como línguas oficiais do país. Para os turistas, toda essa diversidade se traduz em uma infinidade de produtos típicos, alimentos, passeios, paisagens e visitações inesquecíveis.

Parte do território boliviano também faz parte da bacia amazônica, reservando florestas e paisagens de impressionante beleza natural. Como belezas naturais da Bolívia, também podemos destacar o Lago Titicaca, o maior lago da América do Sul em volume de águas. O altiplano boliviano, que cobre boa parte do país, reserva belíssimas paisagens, com salinas, montanhas e regiões de cordilheiras com grande altitude, sendo atração para alpinistas e outros visitantes.

Também estão na Bolívia algumas das estradas mais perigosas do mundo, à beira de gigantescos precipícios, sem asfalto e com pouquíssima proteção. Ônibus, carros e caminhões acabam caindo dos precipícios todos os anos, deixando a região de Camino a los Yungas com uma trágica fama que, por incrível que pareça, também atrai turistas.

As maiores cidades bolivianas são Santa Cruz de La Sierra, El Alto e La Paz, a capital nacional. Embora a Bolívia apresente um IDH médio e uma taxa de pobreza que gira em torno de 60%, o país é considerado uma nação em desenvolvimento, principalmente apoiada sobre agricultura, silvicultura, extração de petróleo e indústria de base.

A configuração política boliviana é um sistema diferente em relação aos outros Estados da América do Sul. Enquanto na maioria dos países sul-americanos existe a divisão em províncias, mas o governo federal é bastante forte, a Bolívia apresenta um sistema de territórios bastante autônomos uns em relação aos outros - sintoma de um país com uma composição étnica variada e áreas diferentes com diferentes interesses políticos.


As atrações turísticas bolivianas



Fazer turismo na Bolívia pode não ser uma experiência relaxante e de mera contemplação como em praias desertas, mas é igual ou até mesmo mais encantadora. Os turistas poderão conhecer lugares incríveis como o Salar de Uyuni, o Centro Histórico de Potosí (patrimônio cultural reconhecido pela Unesco), Tiahuanaco, além de outros vulcões, estradas, sítios arqueológicos da cultura Inca ou de outros povos, além de cidades com riquíssimo valor histórico.

Justamente pensando em uma experiência intensa e inesquecível de visitação, boa parte dos turistas decide conhecer a Bolívia fazendo um “mochilão”. Ou seja, colocam o “pé na estrada”, andam de ônibus, conhecem cidades, montanhas e salinas, interagem com a população local e vivem toda a atmosfera Boliviana. Mas também existem excursões mais tradicionais, tranquilas e conservadoras. Os turistas podem contar com pacotes de diversos tipos e preços, do mais econômico ao mais sofisticado.





Img - Curiosidades sobre a Bolívia
+ Sobre essa Curiosidade: Países América do Sul
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Box Jellyfish (Água-Viva Mortal)
  • Homem Mariposa, Mothman
  • Colossus - Computador britânico
  • Cientistas sonham em trazer icebergs dos pólos para as regiões desérticas
  • Qual foi o primeiro prédio do Brasil?
  • Linha do Tempo das Grandes Invenções
  • Os nomes dos meses
  • Curiosidades Curiosas

Você Sabia?

O beija-flor tem o menor coração do reino animal.