CuriosidadeTecnologiaCuriosidades sobre a internet no Brasil e no Mundo

Curiosidades sobre a internet no Brasil e no Mundo

Img Mobile - Curiosidades sobre a internet no Brasil e no Mundo
Img - Curiosidades sobre a internet no Brasil e no Mundo




Por Larissa Silva
Atualizado em 18/05/2016

Grande parte do nosso dia gira em torno da internet. Seja por meio de atividades cotidianas do trabalho, para interação com nossa rede de amigos, para fins comerciais, fontes de informação e muito mais. Com o seu surgimento na década de 60, nos Estados Unidos após a Guerra Fria, a internet passa constantemente por atualizações para melhor se adaptar ao mundo moderno e atender a demanda mundial que busca sempre por inovações. A cada época, surgem novas redes sociais, sites, aplicativos, plataformas e mais, que atingem a todos os que estão conectados diariamente em seus ambientes online.

Segundo a ONU, os usuários de internet no mundo correspondem a 40% da população mundial. Este fenômeno agradou tanto que atingiu uma quantidade de 50 milhões de pessoas em apenas quatro anos, quanto o rádio levou 38 anos e a televisão 13 anos, para atingirem a mesma quantidade de público. Para se ter uma noção de sua grandeza, hoje já é possível encontrar sinal para celular e internet 3G no Monte Everest, considerado um dos picos mais altos do mundo.

O primeiro e-mail foi enviado antes mesmo de a internet surgir, por meio de dois computadores no ano de 1965, sendo desenvolvido pela Arpanet (considerada a mãe da internet). Para que a troca de mensagens de computadores a longa distância, era necessário inserir o nome do destinatário e o nome do computador que o mesmo estava utilizando, porém este sistema não trazia bons resultados. Em 1971, Roy Tomlinsom inseriu o @ (arroba) para separar o nome do destinatário do nome do usuário do computador e, desde então, este é um símbolo muito utilizado pela internet de todo o mundo.

No Brasil, a internet chegou na década de 90 e já passou por várias transformações. Hoje, infelizmente, estamos em 9° lugar no ranking mundial de pior internet banda larga e também uma das mais caras; em contrapartida, no Japão a conexão da internet pode chegar a um Gpbs, mostrando que o Brasil ainda tem muito a avançar tecnologicamente.

As redes sociais estão cada vez mais fortes e atuantes no ambiente online.


A Classmates, criada em 1995 nos Estados Unidos, é considerada a primeira rede social e que existe até hoje, abrindo espaços e caminhos para as mais diversas redes com variadas finalidades. O Brasil conheceu as redes sociais por meio do Orkut, em 2004, sendo uma das maiores febres nacionais. O Facebook, criado por Mark Zuckemberg, possui o público predominantemente feminino (54%) e é de coloração azul, pois Mark é daltônico. Com toda a popularidade, o Facebook é uma das redes sociais mais frequentadas pelos internautas e, se fosse um país, seria o 4° mais populoso do mundo. A rede social Tweeter é considerada a mais jovem e a quem tem mais sucesso, por seu método de postagens com caracteres reduzidos. Registros de 2014 relatam que, a cada minuto, o Google recebe aproximadamente dois milhões de buscas; o Facebook recebe 1,8 milhões de curtidas; mais de 200 milhões de e-mails são enviados; o Skype possui 1,4 milhões de minutos de conexões; o YouTube recebe mais de 72 horas de vídeos, mais de 270 mil tuítes e os downloads no Itunes chegam à mais de 15 mil. As redes de bate papo também são um grande marco nesta história, tendo nomes com ICQ, MSN e demais salas de bate papo de variados provedores que ganharam o Brasil inteiro.

A internet mobile tem mais acesso do que por desktops.


Hoje, mais de 91% da população mundial possui celular e 50% destes utilizam a internet por meio dele. Por este motivo, muitas empresas tem tornado seus sites disponíveis para versões mobile, para que os internautas também possam ter uma melhor visualização de sua marca, produto e serviço.

Em abril de 2014, durante a presidência de Dilma Rousseff, foi instituído o Marco Civil da Internet no Brasil, que serve como uma “Constituição da Internet” para estabelecer regras, direitos e deveres dos internautas no ambiente virtual. O Marco Civil estabelece leis sobre a internet, que garante uma internet mais livre, protege a privacidade do internauta em qualquer situação, garante os direitos e deveres dos indivíduos e defende o consumidor de pegadinhas e situações desagradáveis de operadoras e demais órgãos.



Por Juliana Miranda
Dados até 24/12/2013

Existem muitas curiosidades sobre a internet do Brasil e do Mundo que você, provavelmente, não sabe. A primeira delas é que a internet do Brasil tem conexões com velocidades muito variadas. Ainda existem pessoas utilizando a conexão de 56 kpbs discada no país, mas também existem usuários com conexões super rápidas, de até 10 Mbps.

Numa comparação da internet do Brasil com a do Japão, nosso país perde feio. A velocidade média da conexão de internet no Japão pode chegar a 1 Gpbs. Isso significa na prática que, os jogos que nós demoramos duas horas para baixar no Brasil, podem ser baixados no Japão em meio minuto.

Confira outras curiosidades sobre a internet mundial:

1 – O primeiro avatar de usuário na conta do Twitter é um ovo porque existe uma relação com o logo do microblog, que é um pássaro; e com o ícone “Início”, que é um ninho de passarinhos.

2 - O “i” dos produtos da Apple significa internet, individual, instruct (instruir), inform (informar) e inspire (inspirar).

3 – O Facebook foi criando com layout azul porque seu fundador, Mark Zuckerberg é daltônico e não enxerga as cores vermelho e verde.

4 – É possível mudar o idioma do Facebook para “Inglês de Pirata”. Quando você faz isso, a palavra “capitão” (captain) aparece antes dos nomes de todos os seus contatos.

5 – Acredite, o Monte Everest possui cobertura 3G.

6 - A Internet no Brasil é mais lenta que a internet da Etiópia.

7 – Apesar de ter uma das piores conexões, a internet do Brasil é a mais cara do mundo.

8 – Os grandes gênios da internet mundial, Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Bill Gates e Michael Dell, não terminaram a faculdade.





Img - Curiosidades sobre a internet no Brasil e no Mundo
+ Sobre essa Curiosidade: Internet Facebook Google Youtube Twitter
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Google Fiber

    O Google Fiber é uma rede de internet banda larga, construída de fibra ótica e instalada em Kansas City, Kansas, nos Estados Unidos. A rede foi anunciada pe...
    Leram 5277 Vezes

  • Top 10 vídeos mais odiados do Youtube

    Se você tem um canal no Youtube, já sabe que é impossível controlar a fúria dos haters, ou seja, aqueles usuários que vivem para falar mal dos vídeos alheio...
    Leram 12085 Vezes

  • Um dia a internet pode acabar?

    Não entre em pânico, mas estamos ficando sem endereços de Internet. Nem os nomes de domínio - os nomes de sites que você vê no topo das páginas e que sempre...
    Leram 17551 Vezes

  • Google Glass, esse é o futuro?

    O Google lançou em 2012 um brinquedo que causou agitação no mundo tecnológico. Trata-se do Google Glass, uma forma totalmente nova de interagir. O projet...
    Leram 8421 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Os prédios convencionais suportam qual velocidade máxima de vento?
  • Nova pesquisa sugere que homens suportam mais dor que mulheres
  • Estudo mostra que homofobia reduz expectativa de vida
  • Apocalipse - O último livro da Bíblia (Vídeo 1 de 5)
  • Geomancia
  • Quem inventou a festa de Réveillon?
  • Curiosidades sobre a Maçonaria
  • Teoria Cosmozóica

Você Sabia?

É impossível criar uma pasta com o nome “con” no Windows.