CuriosidadeCotidianoCuriosidades sobre o leite materno

Curiosidades sobre o leite materno

Img Mobile - Curiosidades sobre o leite materno
Img - Curiosidades sobre o leite materno




O leite materno é o alimento mais importante da primeira infância. Depois do nascimento, os bebês devem ser alimentados durante 6 meses apenas com o leite materno.

As mamães podem até não saber, mas o leite materno vai ficando cada vez melhor com o passar do tempo. Logo depois do parto, a mulher produz o leite chamado de colostro, que protege o bebê contra infecções e diversas doenças, além de estimular o sistema imunológico da criança já nos primeiros dias de vida.

O colostro é um leite mais fraco, repleto de anticorpos que fortalecem o sistema de defesa do organismo do bebê. O leite materno começa a ser produzido antes mesmo da criança nascer. A mulher passa por um processo de estímulo da placenta, que aumenta a produção dos hormônios chamados progesterona e estrogênio.

A lactação dá origem a um leite cheio de proteínas e vitaminas. Este alimento é capaz de suprir todas as necessidades do bebê até os seis meses de vida. Só depois deste período é que as mamães são aconselhadas pelos médicos a incluirem alimentos na dieta do bebê.

O leite materno é formado basicamente por proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água. Durante a gestação, a hipófise da mulher produz um hormônio chamado de prolactina, responsável por estimular as glândulas mamárias a produzirem o leite.

Confira algumas curiosidades importantes sobre o leite materno:

1 - Nos primeiros 7 dias depois do nascimento do bebê, as mamães amamentam com um leite amarelo, chamado de colostro. Este leite tem um gosto salgado. O líquido é menos calórico, mas muito rico em proteínas. Para os médicos, este leite é a primeira vacina do bebê.

2 – Depois da primeira semana de aleitamento materno, as mamães passam a produzir o chamado Leite de Transição. Este leite tem ainda mais nutrientes, vitaminas, lactose e gordura. É um leite com mais calorias e de aspecto mais branco e grosso.

3 – Depois de 21 dias amamentando, as mulheres começam a produzir o Leite Maduro, um líquido com novas concentrações de nutrientes, formado por água, proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais.

4 – Cada copo de leite materno (200 ml) contém aproximadamente 268 calorias.

5 – O leite materno protege as crianças contra Otites, Alergias, Diarreia, Pneumonias, Meningites, entre outras doenças.

6 - A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem todos os anos por falta de aleitamento materno.

7 – O bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. A partir dos 6 meses, as crianças podem receber alimentos complementares, como papinhas, água, frutas e sopas.

8 – Segundo a Organização Mundial de Saúde, as crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até os 2 anos de idade.

9 – Os bebês devem receber o leite materno já na primeira hora de vida.

10 - Estudos mostram que o contato pele a pele da mãe com o bebê, logo após o parto, reduz estresses negativos do parto para o recém-nascido e protege o bebê contra bactérias.





Img - Curiosidades sobre o leite materno
+ Sobre essa Curiosidade: Bebês Gravidez
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • As 50 Melhores Pérolas de Galvão Bueno
  • O misterioso olho gigante encontrado na praia
  • Dispositivo antiadolescente
  • Em quais países as pessoas vivem mais?
  • As teorias da conspiração mais populares no Brasil
  • Santos Padroeiros de Países e Profissões
  • Como ficar rico?
  • Pessoas bagunceiras são mais criativas?

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.