CuriosidadeCotidianoCuriosidades sobre o Star Wars

Curiosidades sobre o Star Wars

Img Mobile - Curiosidades sobre o Star Wars
Img - Curiosidades sobre o Star Wars




Star Wars – ou Guerra nas estrelas – é um verdadeiro fenômeno cinematográfico capaz de arregimentar fãs de diversas partes do mundo e unir várias gerações. Essa super-produção, criada e embalada pelo diretor estadunidense George Lucas, é uma franquia composta por seis episódios e um spin-off, o conjunto da obra pode ser considerado um legítimo clássico da ficção científica.

A saga de Star Wars se desenvolve em uma galáxia fictícia, onde moram diversas criaturas orgânicas e dróides robóticos. O poder é monopólio da República Galáctica, que depois se transforma em Império Galáctico. A história está centrada na “força”, uma energia poderosa e onipresente. Aquele que consegue controla-la, ganha poderes sobrenaturais como telecinese, premonição e controle mental. Os Cavaleiros Jedi utilizam a Força para a prática do bem, enquanto os Sith canalizam a força para o mal. O enredo, em ordem cronológica conta como se desenrolou a transformação do jovem Anakin em Darth Vader; também há a trajetória de Luke Skywalker contra o Império Galáctico.

Anos de estreia e cronologia



Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)



Na data de seu lançamento, o primeiro filme da franquia era chamado simplesmente de Stars Wars. O sucesso de bilheteria foi inesperado e o filme rapidamente se tornou um produto de consumo popular, dando início à era dos blockbusters. Corresponde ao quarto episódio na ordem cronológica da trama. O subtítulo foi acrescentado somente em 1981, como uma jogada de marketing, após o segundo lançamento.


Star Wars - Episódio V: O império contra-Ataca (1980)



O público recebeu o segundo filme da franquia com algum receio, mas a produção foi um verdadeiro sucesso de crítica, sendo considerado, inclusive, como um dos melhores filmes da época.


Star Wars - Episódio VI: O retorno de Jedi (1983)



A ideia inicial era que o título desse episódio fosse Revenge of the Jedi (A Vingança dos Jedi), mas George Lucas se atentou para a incoerência (um Jedi jamais nutriria um sentimento tão negativo como a vingança) e acabou adotando a segunda versão.


Star Wars - Episódio I: A ameaça fantasma (1999)



Depois de uma longa espera de 16 anos, os fanáticos pela franquia puderam se deliciar com filme que seria o primeiro episódio da ordem cronológica. Esse lançamento foi marcado por uma intensa campanha publicitária, o que rendeu a posição de 20ª maior bilheteria da história do cinema.


Star Wars - Episódio II: Ataque dos clones (2002)



Marcado por efeitos especiais surpreendentes, o quinto lançamento recebeu críticas altamente positivas e foi considerado superior ao episódio anterior. Recebeu três indicações ao Oscar.


Star Wars - Episódio III: A vingança dos Sith (2005)



Lançado oficialmente no Festival de Cannes, esse filme fecha o ciclo, fazendo uma retomada do primeiro episódio da saga.


Star Wars - Episódio VII: O despertar da força (2015)



A estreia que chacoalhou 2015 foi absolutamente aclamado pela crítica e pelo público, alcançando o status de maior estreia da história, com 529 milhões de dólares arrecadados no primeiro fim de semana. Em apenas 12 dias, chegou a 1 bilhão de dólares arrecadados ao redor do mundo, nenhum outro filme na história chegou tão rápido a este valor.


Curiosidades


20 bilhões de dólares é o valor aproximado que a saga rendeu até hoje.

A saga Star Wars obteve, até o momento, 25 indicações ao Oscar e conquistou 10 estatuetas, incluindo as de melhor figurino, melhores efeitos visuais e melhor trilha sonora.

Spin-offs: Star Wars: A Guerra dos Clones (animação, 2008); e os desenhos animados Star Wars: A Guerra dos Clones e Star Wars: Guerras Clônicas.

4 de maio é a data oficial do Star Wars Day. A escolha da data vem de um infame trocadilho em inglês, misturando a pronúncia de "4 de maio" ("May the fourth") com a bênção que os guerreiros sagrados da série de filmes dão uns aos outros, "que a Força esteja com você" ("may the Force be with you").





Img - Curiosidades sobre o Star Wars
+ Sobre essa Curiosidade: Filmes Cinema
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • O Funcionamento do Projetor de Cinema

    Os instrumentos de projeção são aqueles que permitem obter sobre um anteparo a imagem de um objeto a ser observado, de modo que possa se vista simultaneamen...
    Leram 20772 Vezes

  • Top 10 melhores filmes sobre OVNIS

    É fã de cinema e de OVNIS? Então, confira esse top 10 com os melhores filmes sobre alienígenas, naves espaciais, invasões extraterrestres e OVNIS! São super...
    Leram 1422 Vezes

  • Os 10 filmes que mais nos fazem chorar

    Segundo uma pesquisa encomendada a empresa Pearl and Dean pelo Jornal britânico - Daily Mail, o filme que mais faz chorar é o Bambi. Essa pesquisa foi fe...
    Leram 23843 Vezes

  • 20 Deslumbrantes Cinemas do mundo

    Os fãs de cinemas, com certeza, ficariam muito felizes em poder assistir um filme na telona de um dos 20 cinemas mais fantásticos do mundo. Aqui, você vai c...
    Leram 9440 Vezes

  • Top 10 filmes de natal

    Os filmes de natal são sempre emocionantes e transmitem belas mensagens de amor, amizade e fraternidade. Nessa época tão bonita do ano, nada melhor do que r...
    Leram 14581 Vezes

  • Top 10 filmes inspiradores

    Alguns filmes conseguem nos tocar profundamente, nos transmitindo mensagens de fé, superação e esperança em dias melhores. Para te trazer mensagens positiva...
    Leram 64518 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quem descobriu o magnetismo da Terra?
  • Revistas femininas nos anos 50 e 60 (A mulher no mundo machista)
  • A Origem dos Palitos de Fósforos
  • Qual o efeito no cérebro de atividades fisicas?
  • O carro mais rápido do mundo
  • Jovem afegão ficou 15 anos com um lápis em seu cérebro
  • Curiosidades sobre vinho
  • Sibéria registra crateras gigantes inexplicáveis

Você Sabia?

Nenhum ser humano consegue se matar prendendo a respiração.