CuriosidadeCotidianoCuriosidades sobre o Star Wars

Curiosidades sobre o Star Wars

Img Mobile - Curiosidades sobre o Star Wars
Img - Curiosidades sobre o Star Wars




Star Wars – ou Guerra nas estrelas – é um verdadeiro fenômeno cinematográfico capaz de arregimentar fãs de diversas partes do mundo e unir várias gerações. Essa super-produção, criada e embalada pelo diretor estadunidense George Lucas, é uma franquia composta por seis episódios e um spin-off, o conjunto da obra pode ser considerado um legítimo clássico da ficção científica.

A saga de Star Wars se desenvolve em uma galáxia fictícia, onde moram diversas criaturas orgânicas e dróides robóticos. O poder é monopólio da República Galáctica, que depois se transforma em Império Galáctico. A história está centrada na “força”, uma energia poderosa e onipresente. Aquele que consegue controla-la, ganha poderes sobrenaturais como telecinese, premonição e controle mental. Os Cavaleiros Jedi utilizam a Força para a prática do bem, enquanto os Sith canalizam a força para o mal. O enredo, em ordem cronológica conta como se desenrolou a transformação do jovem Anakin em Darth Vader; também há a trajetória de Luke Skywalker contra o Império Galáctico.

Anos de estreia e cronologia



Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)



Na data de seu lançamento, o primeiro filme da franquia era chamado simplesmente de Stars Wars. O sucesso de bilheteria foi inesperado e o filme rapidamente se tornou um produto de consumo popular, dando início à era dos blockbusters. Corresponde ao quarto episódio na ordem cronológica da trama. O subtítulo foi acrescentado somente em 1981, como uma jogada de marketing, após o segundo lançamento.


Star Wars - Episódio V: O império contra-Ataca (1980)



O público recebeu o segundo filme da franquia com algum receio, mas a produção foi um verdadeiro sucesso de crítica, sendo considerado, inclusive, como um dos melhores filmes da época.


Star Wars - Episódio VI: O retorno de Jedi (1983)



A ideia inicial era que o título desse episódio fosse Revenge of the Jedi (A Vingança dos Jedi), mas George Lucas se atentou para a incoerência (um Jedi jamais nutriria um sentimento tão negativo como a vingança) e acabou adotando a segunda versão.


Star Wars - Episódio I: A ameaça fantasma (1999)



Depois de uma longa espera de 16 anos, os fanáticos pela franquia puderam se deliciar com filme que seria o primeiro episódio da ordem cronológica. Esse lançamento foi marcado por uma intensa campanha publicitária, o que rendeu a posição de 20ª maior bilheteria da história do cinema.


Star Wars - Episódio II: Ataque dos clones (2002)



Marcado por efeitos especiais surpreendentes, o quinto lançamento recebeu críticas altamente positivas e foi considerado superior ao episódio anterior. Recebeu três indicações ao Oscar.


Star Wars - Episódio III: A vingança dos Sith (2005)



Lançado oficialmente no Festival de Cannes, esse filme fecha o ciclo, fazendo uma retomada do primeiro episódio da saga.


Star Wars - Episódio VII: O despertar da força (2015)



A estreia que chacoalhou 2015 foi absolutamente aclamado pela crítica e pelo público, alcançando o status de maior estreia da história, com 529 milhões de dólares arrecadados no primeiro fim de semana. Em apenas 12 dias, chegou a 1 bilhão de dólares arrecadados ao redor do mundo, nenhum outro filme na história chegou tão rápido a este valor.


Curiosidades


20 bilhões de dólares é o valor aproximado que a saga rendeu até hoje.

A saga Star Wars obteve, até o momento, 25 indicações ao Oscar e conquistou 10 estatuetas, incluindo as de melhor figurino, melhores efeitos visuais e melhor trilha sonora.

Spin-offs: Star Wars: A Guerra dos Clones (animação, 2008); e os desenhos animados Star Wars: A Guerra dos Clones e Star Wars: Guerras Clônicas.

4 de maio é a data oficial do Star Wars Day. A escolha da data vem de um infame trocadilho em inglês, misturando a pronúncia de "4 de maio" ("May the fourth") com a bênção que os guerreiros sagrados da série de filmes dão uns aos outros, "que a Força esteja com você" ("may the Force be with you").





Img - Curiosidades sobre o Star Wars
+ Sobre essa Curiosidade: Filmes Cinema
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • O Funcionamento do Projetor de Cinema

    Os instrumentos de projeção são aqueles que permitem obter sobre um anteparo a imagem de um objeto a ser observado, de modo que possa se vista simultaneamen...
    Leram 18611 Vezes

  • Curiosidades sobre filmes

    Hollywood, a meca do cinema, foi fundada em 1877 e teve seu nome tirado da fazenda da família Wilcox, que habitava a região. Foi transformada em cidade em 1...
    Leram 26710 Vezes

  • Top 10 filmes inspiradores

    Alguns filmes conseguem nos tocar profundamente, nos transmitindo mensagens de fé, superação e esperança em dias melhores. Para te trazer mensagens positiva...
    Leram 59241 Vezes

  • Os 10 filmes que mais nos fazem chorar

    Segundo uma pesquisa encomendada a empresa Pearl and Dean pelo Jornal britânico - Daily Mail, o filme que mais faz chorar é o Bambi. Essa pesquisa foi fe...
    Leram 22746 Vezes

  • Top 10 filmes mais esperados para 2014

    O ano de 2014 começou com a promessa e a expectativa do lançamento de grandes filmes. Algumas dessas produções já estão fazendo sucesso antes mesmo de serem...
    Leram 14489 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A Ciência dos Maias
  • A Loira do Banheiro
  • A Curiosa História dos Bichinhos de Estimação da Casa Branca
  • A cada cigarro menos 11 minutos de vida
  • Perguntas Animais
  • Os dias e as noites
  • O que são motores 2 tempos e 4 tempos?
  • Curiosidades sobre a Tarsila do Amaral

Você Sabia?

É possível morrer prendendo o espirro, ou também, se você espirrar muito forte é possível fraturar uma costela.