Curiosidades sobre regras do atletismo - Salto em distância

Publicado em 18/02/2011

A COMPETIÇÃO
1. A ordem em que os competidores devem efetuar suas tentativas deve ser sorteada.

2. Quando houver mais de oito competidores, cada um terá direito a três tentativas e os oito competidores com os melhores saltos válidos terão direito a mais três tentativas, em ordem inversa a da classificação ao final das três primeiras tentativas. No caso de empate em oitavo lugar, este será resolvido de acordo com a Regra 146.3. Quando houver oito competidores, ou menos, será permitido a cada competidor seis tentativas.

3. Depois de iniciada a prova, os competidores não devem ter permissão para usar o corredor para efetuar tentativas experimentais.

4. Um competidor falha se:

(a) tocar o solo além da linha de medição com qualquer parte do corpo, quer passe correndo sem saltar ou no ato de saltar; ou

(b) der impulso ao lado da tábua de impulsão, seja à frente ou atrás do prolongamento da linha de medição; ou

(c) no ato da queda, tocar o solo fora da caixa de areia em um ponto mais próximo da tábua de impulsão do que a marca feita na caixa; ou

(d) após completar o salto, caminhar de volta pela caixa de areia; ou

(e) usar qualquer forma de salto mortal.

NOTA.- Não é falta se o atleta corre por fora das linhas brancas que delimitam o corredor de saltos, não importa em que ponto.

5. Exceto como mostrado em 4 (b) acima, se um competidor toma impulsão antes de alcançar a tábua , isso não será contado como uma falta.

6. Todos os saltos devem ser medidos a partir do ponto de queda mais próximo da tábua, feito por qualquer parte do corpo na caixa de areia, até a linha de medição ou seu prolongamento.

A medição deve ser perpendicular à linha de medição ou ao seu prolongamento.

7. A cada competidor será creditado o melhor de todos os seus saltos, incluindo aqueles feitos na decisão de um empate para primeiro lugar.


O CORREDOR
8. O comprimento mínimo para o corredor será de 40 metros. O corredor deverá ter uma largura mínima de 1,22 metros e um máximo de 1,25 metros. Ele será marcado com linhas brancas de 5cm de largura. Onde as condições permitirem, o comprimento mínimo será de 45 metros.

9. O máximo permitido para a inclinação lateral da pista é de 1:100 e, para a inclinação global na direção da corrida, de 1:1000.

10. Marcas - um competidor pode usar uma ou duas marcas (fornecidas ou aprovadas pelo Comitê Organizador) para auxiliá-lo em sua corrida para a impulsão. Se tais marcas não forem supridas um competidor pode usar fitas adesivas, mas não giz ou substância similar ou algum outro que deixe marcas permanentes.


TÁBUA DE IMPULSÃO
11. A tábua de impulsão deve estar enterrada ao nível da pista e da superfície da caixa de areia. A borda que fica mais próxima da caixa de areia é chamada "linha de medição". Imediatamente à frente dessa linha, estará colocada uma tábua indicadora de "plasticina" como auxílio para os árbitros.

Se não for possível colocar o dispositivo acima descrito, se adotará o seguinte processo: imediatamente à frente da linha de medição e ao longo de todo o comprimento da tábua coloca-se terra fofa ou areia com uma largura de 10cm, elevando-se com um ângulo de 30º com a horizontal.

12. A distância entre a tábua de impulsão e o fim da caixa de areia será de pelo menos 10 metros.

13. A tábua de impulsão será colocada entre 1 e 3 metros da borda mais próxima da caixa de areia.

14. A tábua de impulsão será retangular, feita de madeira ou outro material rígido adequado e deve medir 1,21 a 1,22m de comprimento, por 20cm (±2mm) de largura e 10cm de altura. Deverá ser pintada de branco.

15. Tábua Indicadora de "Plasticina" - Consistirá em uma tábua rígida com 10cm de largura (±2mm) e de 1,21 a 1,22m de comprimento feita de madeira ou outro material apropriado. A tábua deverá estar montada em uma depressão feita no corredor logo após a tábua de impulsão e do lado da caixa de areia. A superfície se elevará desde o nível da tábua de impulsão a uma altura de 0,7cm (±1mm). As bordas da tábua indicadora de "plasticina" deverão estar em um ângulo de 30º estando a borda mais próxima ao corredor coberta por uma camada de 1mm de altura de "plasticina" em toda a sua extensão (ver Diagrama 1) ou serão cortados de tal modo que a depressão, quando cheia de "plasticina" forme um ângulo de 30º (ver Diagrama 2) Assim colocado, esse conjunto deve ser suficientemente rígido para suportar todo o peso do impulso do pé do atleta.

A superfície da tábua de "plasticina" deverá ser de um material ao qual se agarrem os "pregos" das sapatilhas, não podendo ser escorregadio.

A camada de "plasticina" poderá ser alisada por meio de um rolo ou espátula de forma adequada para remover as marcas deixadas pelos pés dos competidores.

NOTA: É aconselhável que haja vários conjuntos dos acima citados para evitar que os competidores tenham que aguardar o conserto das marcas deixadas anteriormente.


ÁREA DE QUEDA
16. A área de queda deve ter a largura mínima de 2,75m e máxima de 3m e a pista deve, se possível, estar localizada de forma que seu centro, quando prolongado, coincida com o centro da caixa.

NOTA: Quando o eixo do corredor não estiver em linha com o centro da área de queda, deverá ser colocada uma fita, ou se necessário, duas, no prolongamento da área de queda de modo que se possa alcançar o descrito anteriormente.

17. A área de queda deverá ser cheia com areia molhada e fofa, com a superfície nivelada com a tábua de impulsão.



Fonte:
http://br.geocities.com/biologiamack/curiosidades.htm


+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a "Curiosidades sobre regras do atletismo - Salto em distância":
 Esportes |   Corredor |   Atleta |   Musculo | 

 


Essa curiosidade foi lida 30916 Vezes | Tema: Mundo Bizarro

Curiosidades Relevantes

Quais os esportes mais populares nos EUA?
Os Estados Unidos têm vários esportes com grande popularidade e a maioria das modalidades é organiza em ligas, como a MLB, a NFL e a NBA. Uma curiosida...
Leram 13830 Vezes

Quais os esportes mais populares na China?
Cada país tem um esporte que passa a ser considerado o mais popular, recebendo o título de desporto nacional. No caso da China, alguns esportes agradam bast...
Leram 9387 Vezes

Quais os esportes mais radicais do mundo?
Viver a adrenalina de esportes radicais é marcante para qualquer pessoa, mas é claro que para isso é preciso coragem e espírito aventureiro. A ciência já co...
Leram 5248 Vezes

Quais os esportes mais populares no Japão?
No Japão o desporto nacional é o Sumô, mas existem outras modalidades que também fazem muito sucesso, como o judô e o beisebol. O sumô é o esporte profis...
Leram 14515 Vezes

Quais os esportes mais violentos do mundo?
Alguns esportes exigem mais do que espírito de equipe e determinação. Eles exigem cautela, estratégia e força. Isso porque algumas atividades são considerad...
Leram 8786 Vezes

Qual o atleta olímpico a ganhar mais medalhas?
As Olimpíadas Londres 2012 consagraram um jovem atleta norte-americano como o maior medalista da história dos jogos. Estamos falando do nadador Michael Phel...
Leram 3682 Vezes

Curiosidades Sobre os Músculos
Por Anderson Santos Os músculos trabalham constantemente. Só para andar, mobilizamos nada mais nada menos que uma centena deles. Existem 620 músculos que s...
Leram 8442 Vezes

Quais os esportes mais populares no Brasil?
Não é difícil adivinhar o esporte número 1 na preferência dos brasileiros. Obviamente, o futebol é o esporte mais popular do país, paixão nacional e unanimi...
Leram 6497 Vezes

Os Curiosos Estão Lendo:

A Profecia Maia de 2012 - O Fim do Mundo (Em Vídeo e Atualizado)
Atualizado por Juliana, Equipe do SitedeCuriosidades.com. O...
Leram às 21:34:30 - 28/07/2014
Quais os experimentos mais bizarros da história?
O trabalho do homem pelo desenvolvimento da ciência é notáve...
Leram às 21:34:27 - 28/07/2014
Top 10 motos mais caras do mundo
Os apaixonados pela vida sobre duas rodas vão se impressiona...
Leram às 21:34:22 - 28/07/2014

Contato | Assinar RSS | Curiosidades no seu Email | Sitedecuriosidades.com - Todos direitos reservados |

Pesquisa Escolar, Curiosidades 10, Site de Jogos Online, Mensagens

Copyright © 2014 - Site de Curiosidades

Antes de copiar as curiosidades, leia aqui sobre as regras de distribuição de conteúdo.