CuriosidadeCiênciasData Histórica - NASA confirma descoberta de água e substâncias intrigantes na Lua

Data Histórica - NASA confirma descoberta de água e substâncias intrigantes na Lua

Img Mobile - Data Histórica - NASA confirma descoberta de água e substâncias intrigantes na Lua
Img - Data Histórica - NASA confirma descoberta de água e substâncias intrigantes na Lua




Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/11/2009

A água lunar, acumulada na forma de gelo, pode conter incrustrações com informações geológicas importantes sobre as origens de todo o Sistema Solar. [Imagem: NASA]


A NASA anunciou nesta sexta-feira que descobriu uma "grande quantidade" de água na Lua durante um experimento realizado no mês passado, quando a sonda LCROSS chocou-se com o interior da cratera Cabeus.


Dois impactos
A LCROSS era formada por duas partes. A primeira consistia no último estágio do foguete que a lançou ao espaço, chamado Centauro. A segunda era a sonda propriamente dita.

As duas se separaram algumas horas antes do impacto. Logo depois a LCROSS acionou seus foguetes em uma manobra de frenagem que a deixou cerca de 600 quilômetros de distância do projétil Centauro. Isso criou um atraso de cerca de 4 minutos entre o projétil e a sonda.

Com os dois segmentos seguindo o mesmo curso, o objetivo era que a LCROSS observasse a nuvem de poeira e detritos levantada pelo Centauro. A sonda também chocou-se contra o solo lunar depois de transmitir seus dados para a Terra.


Há água na Lua
A NASA havia criado uma grande expectativa quanto à nuvem de poeira que se levantaria durante o impacto, acionando um batalhão de astrônomos amadores para fotografar o evento. Mas a nuvem de detritos levantada foi muito menor do que o esperado e só pode ser observada pelos instrumentos precisos da LCROSS.

"De fato, sim, nós encontramos água. E nós não encontramos um pouquinho, nós encontramos uma quantidade significativa", disse Anthony Colaprete, cientista responsável pela missão.

Segundo Colaprete, os dados indicam que o impacto levantou algo em torno de 90 a 100 litros de água. Não foram divulgados dados sobre a quantidade estimada de detritos lançados na atmosfera, o que impede um cálculo percentual.


Substâncias intrigantes
A identificação de água na Lua é importante por motivos científicos: se ela estiver depositada lá há bilhões de anos na forma de gelo, pode conter incrustações com informações geológicas importantes sobre as origens de todo o Sistema Solar.

Mas a presença de água também poderia ser importante para futuras expedições tripuladas e para uma eventual base lunar.

Os cientistas afirmaram que os dados são preliminares e que as futuras análises deverão detalhar melhor a presença de água na cratera.

Segundo Colaprete, "junto com a água em Cabeus, há pistas de outras substâncias intrigantes." Mais detalhes, contudo, terão que esperar a publicação dos artigos científicos, o que deverá ser feito após a conclusão das análises.

Em Setembro último, uma sonda espacial indiana também havia encontrado sinais de água na Lua.


Fonte:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nasa-confirma-descoberta-agua-substancias-intrigantes-lua&id=030175091113





Img - Data Histórica - NASA confirma descoberta de água e substâncias intrigantes na Lua
+ Sobre essa Curiosidade: Agua na lua Lua Nasa Descoberta Cientifica
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Andando na Lua

    Por que os astronautas parecem flutuar quando andam na lua? O motivo dos astronautas parecerem flutuando é que a força da gravidade lunar é seis vezes me...
    Leram 10573 Vezes

  • O homem não foi à Lua...

    Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade - foi o que disse Neil Armstrong, no dia 20 de julho de 1969, para quase 1 bilhão de pessoa...
    Leram 31871 Vezes

  • A Muralha da China não é visível da Lua

    Isso mesmo! Como já falamos anteriormente NÃO ACREDITE EM TUDO O QUE VOCÊ LÊ NOS LIVROS DE HISTÓRIA! Pois é... Que decepção! A Grande Muralha da China nã...
    Leram 30554 Vezes

  • NASA quer projetar os aviões do futuro

    A NASA (National Aeronautics and Space Administration) vai tentar revolucionar a aeronáutica nos próximos 10 anos por meio do desenvolvimento das aeronaves ...
    Leram 5688 Vezes