CuriosidadeCiênciasE Como era antes - Os primeiros homens

E Como era antes - Os primeiros homens

Img Mobile - E Como era antes - Os primeiros homens
Img - E Como era antes - Os primeiros homens




Esta é para quem gosta de ouvir estórias...Acomodado?!?
Então aperte os cintos e vamos viajar...no tempo...


Os primeiros homens que surgiram na face da Terra viviam em um mundo que lhes era misterioso e hostil. Dos abrigos, no fundo das cavernas, ouviam amedrontados o barulho do trovão, das cachoeiras, o grito dos animais selvagens. Para sua mentalidade primitiva tudo era motivo de espanto e de terror. Mil perigos estavam por todos os lados. Se procuravam subir às montanhas para fugirem das inundações e das enxurradas, deviam, quase sempre, abandoná-las, porque elas eliminavam o fogo dos vulcões. O solo onde pisavam tremia muitas vezes, sacudido pelos terremotos.

Para alimentarem-se, deviam sair em busca de água, de ervas, de sementes, de frutas e de caça. Isto significava ter de enfrentar não só a natureza, mas também as feras que se espalhavam pelas planícies e pelas florestas. Havia ainda o risco de se perderem e de se separarem dos demais companheiros.

Parece quase impossível que o homem primitivo tenha conseguido sobreviver em meio a tantos obstáculos. Contudo ele o fez, porque não era a criatura indefesa que parecia ser. Contava com a força de seus músculos, a habilidade de suas mãos, o poder de seus sentidos. E contava, acima de tudo, com o auxílio de sua inteligência.

Naquela época, o Homem executava todos os trabalhos necessários à subsistência com a força muscular. Sua primeira conquista consistiu em usar tais músculos de maneira mais eficaz. Os instrumentos de que dispunha eram feitos com materiais oferecidos pela natureza sem modificação nenhuma.

Passaram-se centenas de anos até que o Homem aprendesse a mudar a forma dos materiais da natureza, fabricando objetos rudimentares para seu uso diário.

Todos os elementos que o rodeavam nada diziam ainda à sua inteligência: a cascata que transportava as pedras para o vale não lhe sugeria a idéia da força que ela possuía; o tronco que flutuava não o fazia pensar em um meio para atravessar o rio; os ramos das ervas que brotavam do terreno não lhe revelavam que um punhado de terra era capaz de dar origem à vida.

Passaram-se milhares de anos... Só então ele começou a compreender que a natureza oferecia-lhe a energia das cascatas; a flutuabilidade na água, o impulso dos ventos, o poder do fogo.



Fonte:
Artigo do mês de dezembro de 2001 da Revista de Ciência On-line: http://www.cienciaonline.org

http://an.locaweb.com.br/Webindependente/ciencia/comoeraantes.htm





Img - E Como era antes - Os primeiros homens
+ Sobre essa Curiosidade: Homens das Cavernas Mundo primitivo Fodo
Comentários:

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Você sabia que a felicidade é uma opção?
  • Top 10 cidades do mundo para jovens viverem
  • Curiosidades sobre a série Narcos
  • Beber muita água pode matar?
  • Quais as temperaturas máxima e mínima que o ser humano é capaz de suportar?
  • A construção de prédios a prova de terremotos...
  • Quem inventou as páginas amarelas?
  • Cratera Sedan: A maior cratera no mundo feita pelo homem

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.