CuriosidadeCiênciasÉ perigoso comer a carne de animais com câncer?

É perigoso comer a carne de animais com câncer?

Img Mobile - É perigoso comer a carne de animais com câncer?
Img - É perigoso comer a carne de animais com câncer?




Nos Estados Unidos, a agência federal responsável pela liberação dos alimentos industrializados proíbe que produtos originários de animais com câncer sejam comercializados para a população. A agência tenta impedir que os cidadãos consumam alimentos de origem animal que possam conter qualquer indício de células cancerosas.

Recentemente, o governo dos Estados Unidos condenou o capataz de um matadouro da Califórnia a dois anos de prisão por tentar vender carne de vacas que tinham câncer no olho. Parece realmente assustador imaginar que uma pessoa possa estar comendo o câncer de um animal.

Apesar de o câncer não ser uma doença contagiosa, que possa ser transmitida pelos alimentos, a ingestão de certos produtos certamente aumenta os riscos de desenvolvimento dessa patologia. Em termos gerais, o câncer é uma coisa física, que não tem formas de transmissão, mas a doença surge a partir de um processo do organismo, quando a combinação de mutações se acumula no DNA de uma célula.
A multiplicação das mutações se torna incontrolável, até formar a massa de células que chamamos de tumor. Essa proliferação de células doentes só para com os tratamentos adequados e eficientes ou quando o paciente vai a óbito.

A mesma coisa acontece com os animais que têm câncer. Se uma vaca tem um tumor, o corte de sua carne com certeza terá células cancerosas. Contudo, no momento da ingestão desta carne, o homem iria quebrar os componentes essenciais do alimento, como suas cadeias de aminoácidos e gorduras. O câncer do animal, nesta situação, poderia não interferir na saúde humana, mas, mesmo assim, as regras do USDA, dos Estados Unidos, definem que os seres humanos não devem comer estes alimentos.

Segundo a agência norte-americana, os cientistas ainda sabem pouco sobre as consequências de comer carne com câncer. Por isso, a proibição é uma maneira de proteger os consumidores de incógnitas sobre os possíveis riscos.

De uma forma geral, nós assumimos que a célula do tumor de um animal não pode transmitir o câncer, mas a biologia sempre tem ressalvas: ao longo dos anos, os cientistas descobriram que certos tipos de câncer podem se espalhar como uma doença contagiosa quando suas células conseguem permanecer intactas.

Neste contexto, a possibilidade do desenvolvimento de câncer por causa da alimentação torna-se uma possibilidade assustadora, que exige que as pessoas prestem muita atenção e conheçam a procedência de seus alimentos. Em muitos casos, comer carne representa um risco de exposição a agentes cancerígenos.

Fonte: Inverse.





Img - É perigoso comer a carne de animais com câncer?
+ Sobre essa Curiosidade: Câncer
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Mitos sobre animais
  • As 7 árvores de natal mais impressionantes de todos os tempos
  • A coruja é super protetora?
  • O sofrimento nos deixa criativos?
  • Coisas que você só aprenderá sobre o sexo depois de perder sua virgindade
  • Quem inventou o isopor?
  • Velocidade do Som
  • Perseguindo Buracos de Minhoca: a caça por atalhos no espaço-tempo

Você Sabia?

Os ursos polares são canhotos.