CuriosidadeCiênciasEfeito Coriolis

Efeito Coriolis

Img Mobile - Efeito Coriolis
Img - Efeito Coriolis




O Efeito Coriolis ou a Força Coriolis é um sistema de referência em rotação uniforme, em que os corpos em movimento, quando vistos por um observador no mesmo referencial, aparecem sujeitos a uma força perpendicular à direção do seu movimento.

Essa força foi descoberta pelo engenheiro francês Gustave-Gaspar Coriolis. Coriolis estudou a mecânica em sua teoria para aplicar no desenvolvimento industrial no século 19. Seu argumento tem como base a análise do Trabalho e da Energia Potencial e cinética nos sistemas em rotação. Hoje em dia a força de Coriolis usa os critérios da Cinemática.

A Força de Coriolis é exemplificada e serve de base para diversos efeitos que acontecem na Terra. Essa força influencia no movimento das massas de ar, desvia a trajetória de projéteis de longo alcance e causa modificações no plano do movimento de um pêndulo. A experiência do Pêndulo foi aplicada por Foucault em 1951.

Algumas pessoas já tiveram a possibilidade de conhecer melhor o Efeito de Coriolis em exposições de física. Normalmente, uma pessoa senta em uma cadeira giratória com os braços estendidos e dois halteres nas mãos. A cadeira gira em torno do seu eixo com uma velocidade considerada razoável. Quando a pessoa deixa os braços mais leves e os aproxima de seu corpo, sua velocidade angular aumenta. Para a pessoa encolher os braços sem girá-los ao redor do seu próprio corpo, ela terá que fazer uma força maior que a força centrífuga. Quando ela faz isso, ela está tentando combater a Força de Coriolis que está atuando quando os halteres se movem com velocidade não nula em direção a ela.

Como toda teoria física, a Força de Coriolis possui sua representação matemática e sua fórmula.

No cotidiano, o Efeito de Coriolis é o responsável pelos movimentos giratórios dos furacões que atormentam a vida dos moradores do Hemisfério Norte.


Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com
Licença:
Creative Commons License





Img - Efeito Coriolis
+ Sobre essa Curiosidade: Furacão Teoria física Rotação
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quem cuida dos direitos humanos de vítimas de violência?
  • Os Curiosos Algares
  • Por que planeta Terra, se aqui tem mais água do que terra?
  • Poluição Luminosa
  • Estudo nega que seres humanos possam distinguir 1 trilhão de odores
  • O Morto da Moto
  • A terra com duas luas... É um mito, dizem os especialistas
  • Como os dinossauros morreram

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.